Se você tem um dinheirinho guardado, provavelmente já pensou em formas de fazê-lo render e durar, não é mesmo? Dentre tantas formas de aplicação, investir em imóvel vale a pena porque é um negócio que se destaca pela solidez, alto rendimento, valorização contínua e pelo fato de o mercado pouco se impactar com as inconsistências econômicas.

Existem muitas formas de investir no mercado imobiliário. Pode ser a compra para obter a renda do aluguel sem abrir mão de seu patrimônio, aquisição para revenda, compra de terrenos; entre outras possibilidades. O que importa, mesmo, é conseguir colher bons frutos.

Mas será que realmente vale a pena apostar suas reservas financeiras nesse tipo de negócio? Para ajudar você a encontrar essa resposta, preparamos este post com as principais vantagens de investir em imóveis. Acompanhe e confira!

Garante a segurança do patrimônio

O investimento imobiliário pode assustar os mais tradicionalistas, mas é extremamente seguro na hora de garantir um patrimônio intacto e a salvo.

Quando você compra imóveis com planejamento e cuidado, não há desperdício de dinheiro. O investimento garante que seu patrimônio permaneça seguro e, ainda, conte com o rendimento da valorização.

Isso independe da proatividade do investidor. Como o mercado está sempre em alta e a procura por imóveis é constante, seu empreendimento certamente valerá mais a cada ano que passar.

Pelo fato de as propriedades também serem bens duráveis, você consegue garantir que seu investimento continue rendendo por anos, ou seja, pode ser uma renda extra que ultrapassa gerações.

Além disso, com a reserva financeira intacta, é possível você levantar quantias em momentos de emergência financeira. Basta vender ou alugar o imóvel.

Possibilita a valorização constante do bem

Não podemos negar que algumas crises financeiras afetam o mercado imobiliário, mas esse é um dos setores que menos sentem os impactos. É importante lembrar que as pessoas buscam propriedades durante o ano inteiro, seja para morar ou abrir um negócio.

Essa característica faz com que os bens sejam valorizados de forma constante. Mesmo as crises podem ser benéficas, já que ajudam você a comprar propriedades por um valor abaixo do mercado ou vender a sua de forma rápida, caso sinta essa necessidade.

E não pense que isso só acontece com áreas construídas. Apostar em lotes e terrenos também pode ser bastante rentável para os investidores.

Áreas periféricas e próximas a pontos centrais costumam estar em constante desenvolvimento. É possível triplicar o valor de uma região em poucos anos, simplesmente porque as pessoas estão se fixando ao redor da área que você escolheu.

Apartamentos na planta também podem ser comprados por valores abaixo do praticado. Se você não tiver pressa, pode negociar diretamente com as construtoras e revender o bem quando as obras forem concluídas.

 

Contribui com o planejamento e a disciplina das finanças

Além de exigir que o investidor tenha a paciência e a disciplina de economizar a quantia exigida para a compra de um imóvel, o comprador também exercita sua organização para revender o bem e continuar atuante no mercado imobiliário.

Somente com disciplina é possível sobreviver ao investimento em qualquer setor. É preciso estudar sobre o mercado, entender as taxas, conhecer os índices e calcular quais serão as melhores opções disponíveis.

O investimento financeiro pode ser bastante enriquecedor, já que exige que a pessoa se aprofunde em assuntos de economia e consiga transferir essa disciplina para outras áreas da vida, como a administração da renda fixa e despesas.

Apresenta alta rentabilidade

Os imóveis valorizam ano após ano e pouco sofrem com a sazonalidade. Por isso, se você adquiriu uma propriedade, revendê-la no médio ou longo prazo certamente vai gerar lucro. Ou seja, você vai conseguir um valor acima do que foi pago.

Ainda assim, se essa não for sua intenção, poderá deixar o imóvel em uma imobiliária para seja alugado. Além de o valor cobrir os gastos com uma propriedade parada, o aluguel serve como uma renda extra.

No caso de propriedades rurais ou na praia, a dica é explorar as temporadas e aproveitar para lucrar muito com o turismo. Além de gerar altos valores, uma casa de veraneio ainda é mantida como opção para que você e sua família a tenham como refúgio de lazer.

Para que tudo corra bem, no entanto, não deixe de ficar atento às cláusulas do contrato e de contar com os serviços de uma imobiliária. Dessa forma, além de confiar sua propriedade a pessoas que entendem do mercado, ainda garante os pagamentos em dia e sanções em caso de inadimplência.

Existem opções de pagamento para todos os bolsos

Investir em imóveis, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é coisa das classes mais abastadas. Com disciplina e conhecimento das opções do mercado, qualquer pessoa pode começar a aplicar suas economias.

Os financiamentos são opções para quem não tem a entrada completa e ajudam o investidor menor a começar a enveredar por esses caminhos.

Outra opção é a compra diretamente com as construtoras. Além de elas serem mais flexíveis com os pagamentos, costumam cobrar menos do que se o imóvel já estivesse no mercado. O parcelamento direto com a empresa pode caber no seu orçamento e facilitar a compra.

Viu como investir em imóvel vale a pena? Para se precaver, basta analisar as opções do mercado e contar com empresas responsáveis e idôneas. Faça uma pesquisa e comece a planejar a compra do seu imóvel hoje mesmo.

Agora, aproveite para entender ainda mais sobre o assunto e confira os 7 maiores problemas do imóvel alugado!