Você sabe o que são plantas flexíveis? Descubra neste post!

Decoração

Você já percebeu que, nos dias atuais, existe uma forte tendência do consumidor querer personalizar qualquer tipo de produto ou serviço? Esse desejo também acontece no mercado imobiliário, já que é comum o morador querer que o seu lar se adeque aos seus desejos e necessidades.

Para atender a essa demanda, as construtoras têm investido em empreendimentos com plantas flexíveis. Por meio delas, o proprietário consegue modificar a composição dos cômodos para adequá-los ao seu estilo de vida e o de sua família.

Assim, o apartamento proporciona mais conforto aos residentes, já que ele consegue se adequar ao que os moradores querem. Com essas mudanças, o imóvel se torna exclusivo, pois apenas existirá uma única unidade no condomínio que apresenta essa configuração.

Caso você queira saber mais sobre essa tendência, leia este artigo até o final e descubra o porquê das plantas flexíveis serem um sucesso no mercado imobiliário. Vamos começar?

O que são as plantas flexíveis?

Quando uma pessoa procura um novo lugar para morar, ela avalia vários fatores, como a localização, o custo do investimento, o padrão da construção. Contudo, em muitos casos, a disposição ou a quantidade de cômodos podem se tornar fatores de desagrado para o futuro morador.

Para evitar esse problema, foi criado o conceito de plantas flexíveis. Com ele, o proprietário consegue modificar a distribuição dos cômodos, podendo até mesmo diminuir ou eliminar algum quarto do apartamento.

Dessa forma, é possível adaptar o imóvel para atender ao tamanho e às necessidades da família residente. Dependendo do método construtivo, o morador poderá realizar diversas adaptações no apartamento para adequá-lo às suas condições atuais.

Suponha que um jovem casal que possui 3 filhos pequenos esteja procurando um apartamento. Como existe o desejo de que cada criança tenha um quarto individual, optaram por um imóvel com 4 quartos.

Contudo, após alguns anos, os filhos cresceram e deixaram a casa dos pais. Nesse momento, os atuais moradores viverão em um apartamento grande para apenas 2 pessoas. Assim, caso essa residência conte com uma planta flexível, será possível demolir algumas paredes para aumentar e valorizar a área social do imóvel.

Dessa maneira, esse apartamento se adaptará para proporcionar mais conforto ao casal para receber seus filhos e os futuros netos.

Como esse conceito funciona?

Para que uma edificação sustente apartamentos com plantas flexíveis, será necessário escolher, durante a concepção do projeto, métodos construtivos que suportam a demolição de paredes. Assim, os empreendimentos que possuem esse conceito são construídos utilizando estruturas de concreto armado.

Por meio dessa tecnologia, as cargas da edificação são normalmente suportadas por vigas e pilares. Dessa forma, as paredes trabalham apenas como divisórias dos ambientes, o que permite sua demolição sem que ocorra o comprometimento da estrutura.

Em contrapartida, existem muitos lançamentos que utilizam a alvenaria estrutural como método construtivo. Nessa situação, as paredes possuem funcionalidade estrutural, o que as torna responsáveis pela sustentação do edifício.

Assim, em construções desse tipo não é recomendado a abertura de grandes vãos. Contudo, é comum as construtoras indicarem quais paredes podem ser demolidas ou modificadas. Já que, caso uma repartição de grande importância estrutural seja removida, existe um sério risco de que a edificação colapse e sofra uma implosão.

Outra característica importante das plantas flexíveis são suas versáteis instalações prediais — como a hidrossanitária e a elétrica. Em imóveis que contam com esse conceito, é comum existirem pontos de água e elétricos extras, os quais se adaptam a algumas configurações.

Quais são suas vantagens?

Ter um imóvel ideal ao seu perfil

O grande sucesso das residências inteligentes — outro nome que é usado para os imóveis com plantas flexíveis — se deve à facilidade de adaptá-las a diferentes perfis de moradores. Com isso, com um único lançamento, a construtora consegue atender a um público variado.

Assim, ao se apaixonar por um condomínio que ofereça essa facilidade, você terá a certeza de que, independentemente do tamanho do apartamento, ele conseguirá se adequar ao seu modo de vida. Por sinal, já é comum aos novos lançamentos oferecer diferentes opções de plantas, de modo que elas proporcionem conforto a um público diversificado e em diversas fases de vida.

Ser adaptável às diferentes composições e necessidades familiares

Como é de se esperar, cada família possui suas particularidades e, consequentemente, algumas necessidades específicas. Sendo assim, ao optar por viver em um apartamento com planta flexível, você conseguirá fazer os ajustes necessários para adequar a configuração interna do imóvel.

Dessa forma, caso o morador tenha o costume de trabalhar em casa e, por isso, precisa de um escritório grande, é possível criar um espaço amplo para essa atividade, diferente do que é inicialmente oferecido. Da mesma forma, caso o casal tenha o sonho de ter um banheiro espaçoso com uma linda banheira, imóveis com plantas flexíveis permitem esse tipo de reforma.

Outro ponto positivo das residências inteligentes é adequar a distribuição dos cômodos de acordo com a composição familiar. Desse modo, será possível configurar a distribuição interna do apartamento de modo que cada morador tenha o seu espaço. Assim, a residência oferecerá mais conforto aos seus ocupantes e existirá um melhor aproveitamento da área interna.

Viver em um apartamento exclusivo

Após sofrer personalizações, um apartamento que apresenta o conceito de planta flexível se torna uma unidade diferenciada das demais do condomínio. Assim, o proprietário dessa residência terá a certeza de estar vivendo em um lugar único, feito para agradar o seu gosto e atender às suas demandas.

Portanto, para quem procura exclusividade, uma residência inteligente é a melhor opção. Já que, por dar mais liberdade ao morador para fazer sua reforma, esse tipo de imóvel permite aos residentes modificar sua composição interna, adequando-a aos desejos e necessidades de cada morador.

De qualquer forma, ao procurar a sua próxima residência, com certeza, prefira por unidades que apresentam plantas flexíveis. Assim, você terá a tranquilidade de poder morar em um apartamento que se adequará ao seu estilo de vida, o que vai lhe proporcionar mais conforto e comodidade em seu dia a dia.

Agora que você já sabe o que é o conceito de plantas flexíveis, que tal aprender um pouco mais sobre a personalização de apartamentos!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.