Descubra as principais tendências de decoração para 2018!

Dicas

É muito comum que depois de um certo período de tempo a gente se canse da decoração do apartamento. Algum móvel deve ser trocado, uma parede precisa receber outra cor, a sala necessita de novos objetos. Sempre há algo para modificar. Por isso, buscar tendências de decoração é um ótimo caminho.

Além de melhorar o fator estético, uma boa decoração também influencia a agregar valor ao seu imóvel. Para este ano e para 2018 existem algumas novidades que podem combinar bem com qualquer ambiente. A decoração oriental, o tijolo aparente e a cozinha esverdeada estão entres as inovações.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 9 tendências de decoração para o seu apartamento. Confira!

1. Tijolo aparente

Nada de revestimento nas paredes. A tendência para este ano e para o próximo é o tijolo aparente. Ele é um componente típico da decoração industrial e combina muito bem na sala de seu apartamento.

Este aspecto do tijolo à mostra carrega uma sensação de aconchego ao ambiente e um aspecto rústico bastante interessante.

2. Decoração oriental

A decoração que veio do oriente vai chegar ao seu apartamento este ano. Isto porque o estilo oriental está na moda. Ele é composto por elementos da cultura japonesa, chinesa e até mesmo indiana.

Você pode começar a decorar seu apartamento com este estilo a partir dos objetos. Estátuas pequenas e minimalistas de Buda ou Jade, quadros com pinturas de rolagem asiática e almofadas em tons de cobre são componentes ideais para caracterizar este tipo de decoração.

Aliado a esses objetos, você pode harmonizar o espaço do seu apartamento com cores da natureza. Por exemplo, no seu quarto ou sala é recomendável utilizar cores de tons neutros, tais como creme, azul-claro e cinza.

Ainda vale a pena incluir cores vibrantes no ambiente. A decoração oriental reúne também uma paleta de cores composta por rosa, vermelha e roxa. Você pode usar detalhes de preto e dourado para deixar a decoração mais luxuosa. Tudo isso combinado com as cores da natureza vai tornar o seu apartamento bastante equilibrado.

3. Peças de acrílico

Mais uma das tendências de decoração é espalhar peças de acrílico pelo apartamento. Este tipo de material é bastante versátil. Ele é composto por uma estrutura cristalina de alta resistência, muito semelhante com a rigidez do vidro e a sutileza do plástico.

Por conta de sua composição química, ele pode ser encontrado em diversos formatos e cores. Porta-revistas, vasos, baús e móveis de acrílico são muito abrangentes e podem fazer parte tanto da sua sala quanto da sua cozinha.

Essas peças também combinam bastante com espaços menores, pois a transparência de seu material não deixa o ambiente sobrecarregado. Isto vale, inclusive, para decorar o banheiro com objetos de acrílico. Fica muito charmoso e harmonioso.

4. Iluminação ampliada

Outra tendência é o aproveitamento da luz. Portanto, a iluminação do seu apartamento deve ser mais generosa e marcante. As sombras vão ter de ser eliminadas o quanto antes, fazendo que o ambiente fique com bastante incidência de luz.

Uma tendência para este efeito de luminosidade é usar cortinas de tecidos leves e de tons claros. Isto permite que a iluminação se torne mais uniforme, principalmente quando a luz natural é a fonte principal do cômodo.

Para iluminar o apartamento durante a noite, o ideal é apostar na tecnologia. Lâmpadas de LED, inclusive nas estantes, vão dar uma cara clean e moderna ao ambiente.

5. Tapetes básicos

Tapetes felpudos e com cores muito fortes vão ficar guardados para outra ocasião. Isto porque em 2017 e 2018 será a vez dos tapetes básicos. Os modelos lisos e retangulares são os ideais.

Também opte por cores mais claras, como bege, branco, palha e areia. Estas cores combinam harmoniosamente sem muita preocupação. Com tapetes básicos destas cores o seu apartamento ganha um aspecto de limpeza e também a impressão de que seus cômodos são maiores.

6. Quadros com molduras padronizadas

Molduras padronizadas são mais uma das tendências de decoração. Quadros com fotos, figuras e pinturas terão molduras mais leves e que combinem entre si.

Nada de misturar formatos de molduras de diferentes formas e cores. A tendência é deixá-las padronizadas com tonalidades e arranjos semelhantes.

7. Formas arredondadas na cozinha

As linhas arredondadas também são tendência para a cozinha. Bancadas, mesas e eletrodomésticos devem ganhar curvas mais elegantes. Este efeito permite que a cozinha fique com um aspecto mais fluído, garantindo uma maior circulação e mobilidade em torno do seu espaço.

Para combinar com estas formas arredondadas você pode apostar em cores mais fortes. A cor preta, vermelha, roxa e laranja são tons que ajudam a realçar este formato. A cozinha do seu apartamento vai ficar com uma cara bastante moderna.

8. Cozinha com ar sustentável

O tema sustentabilidade é constante nos dias atuais e não vai sair de pauta tão cedo. A cozinha do seu apartamento pode contribuir para isso. Uma tendência é instalar hortas domésticas.

Você pode incluir pequenos jardins verticais com ervas e outras plantas comumente usadas para o preparo da sua comida. Se quiser, também espalhe plantas de folhas grandes e flores para dar um ar mais sustentável e ecológico à sua cozinha.

9. Uma varanda tropical

Muita gente acaba deixando de lado a varanda do apartamento. Mas este espaço, embora seja pequeno em muitos casos, pode ser bem aproveitado. Uma tendência é criar jardins verticais.

Para instalá-los basta providenciar uma estrutura de madeira ou pallet e pendure os vasos com ganchos. Varie a altura de acordo com o tipo de planta ou com o tamanho dos vasos. Desta forma, a varanda do seu apartamento vai ficar com um aspecto mais sortido e alegre.

Estas foram algumas tendências de decoração para este ano e para o próximo também. Se você tem filhos ou pretende ter um dia, é interessante conhecer outra tendência que é o quarto montessoriano. Este tipo de decoração permite, principalmente, que os móveis fiquem na altura da criança, o que pode ajudá-la a desenvolver a mobilidade e explorar melhor o quarto em que vive.

E aí, qual destas tendências de decoração você mais gostou para colocar no seu apartamento? Conte para a gente deixando seu comentário neste post.

Conheça nossas possibilidades de morar no Portal da Colina pela Construtora Planeta!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.