Sorocaba recebe 3º ponto de recarga para carros elétricos

Imprensa

Unidade inaugurada é primeira usina de energia solar fotovoltaica

Sorocaba ganhou sua primeira usina de energia solar fotovoltaica com ponto de recarga rápida para carros elétricos e híbridos (modelo plug-in), que utiliza energia limpa. A usina, que irá gerar em média 7.200 kWh por mês e 86.000 kWh por ano, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (25), e está instalada no espaço de vendas da construtora Planeta, que fica na avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150, no bairro Campolim.

A iniciativa da construtora Planeta foi executada pela empresa ForGreen, que é a responsável pelo projeto. No total, a cidade possui três pontos de recarga. Mas em toda a cidade, há apenas um posto de combustível, da rede Ipiranga, que possui há quatro anos um ponto de recarga para carros elétricos e híbridos. Fica na avenida Independência, ao lado da Unip, no bairro do Éden. O equipamento é uma parceria entre a montadora BMW e a rede de postos.

Para implantar a usina, o espaço Planeta ganhou uma cobertura de estacionamento composta por painéis fotovoltaicos que, além de abrigar os veículos estacionados e protegê-los do sol e da chuva, vão gerar energia solar. Assim, os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar em energia elétrica. Ao receber essa energia, o sistema adequa a tensão e a corrente para que ela seja utilizada nos imóveis. Essa energia será usada durante o dia no espaço Planeta e seu excedente será enviado à rede de distribuição elétrica da cidade, que a destinará instantaneamente a outras unidades consumidoras como casas, condomínios, repartições públicas, empresas e comércios.

“A energia gerada pela usina do espaço e cedida à rede elétrica local é compensada em forma de créditos para abater o consumo da conta de luz. Esses créditos serão usados em parte para abater o consumo local quando não houver geração à noite, por exemplo. E ainda haverá uma parcela que será destinada aos escritórios administrativos da construtora, em outro endereço”, afirma o diretor da empresa, Henrique Penteado. Segundo ele, o investimento feito para a implantação da usina será recuperado em quatro anos.

Carregamento de carros elétricos

Além da economia com a geração de energia limpa, a construção da usina de energia solar fotovoltaica possibilitou à construtora Planeta oferecer aos seus clientes uma estação de carregamento rápido (22W) para carros elétricos e híbridos gratuitamente. A estação tem cabo compatível com diversas marcas e modelos de veículos. Em média, um carro elétrico demora de 1 hora e 30 minutos a 2 horas para ser totalmente carregado. Na estação da Planeta, para recarregar o veículo é preciso solicitar um cartão chamado “green-charge” na recepção e posicioná-lo no local indicado do equipamento. Em seguida, deve-se conectar o cabo no ponto de recarga do automóvel. Quando acabar é só desconectar o cabo e colocá-lo de volta na posição original no equipamento.

De acordo com Penteado, a empresa lançou recentemente o movimento “Nosso Planeta Melhor”, que consiste em uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano tendo sempre como foco a redução dos impactos ambientais. “Mais do que conscientizar, estamos fazendo acontecer por meio de ações sólidas que contribuem efetivamente para um futuro mais sustentável”, destaca.

Mais um local

Há cerca de 20 dias, outro ponto para recarregar carros elétricos ou híbridos está disponível no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, unidade do Alto da Boa Vista, que fica na junção das avenidas Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e 3 de Março. O equipamento é da montadora Volvo, mas é compatível com praticamente todas as marcas de veículos elétricos. A instalação do equipamento é uma parceria entre a rede de supermercados e a montadora. A recarga também é gratuita. (Ana Cláudia Martins)

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.