Sorocaba é uma das melhores localidades para investimento ou moradia no interior

Sem categoria

Construtora Planeta concentra seus negócios no município, eleito pelo grupo Financial Times como o quarto melhor das Américas para se investir

Sorocaba é um celeiro de investidores, grandes empresas e multinacionais. O município, eleito pelo grupo Financial Times como o quarto melhor das Américas para se investir, atrai players de diversos segmentos da economia devido, entre outros fatores, à sua localização no mapa do estado – muito próxima à capital -, infraestrutura em saúde e demais serviços essenciais e qualidade de vida dificilmente encontrada em outras localidades. Além disso, a cidade fica em um eixo de municípios que tem grande representatividade no PIB do Estado e possui um parque industrial e empresarial altamente desenvolvido.

A revista inglesa Foreign Direct Investment Strategy, do grupo Financial Times, classificou Sorocaba como a quarta melhor cidade das Américas para receber investimentos nos próximos anos, na categoria Relação custo-benefício. A publicação Americas Cities of The Future 2021/22, com o ranking, foi destaque na edição deste mês de julho da revista.

Sorocaba disputou o ranking com outros 42 municípios de grande porte – com mais de 500 mil habitantes – de todo o continente americano e uma Região Metropolitana entre um e dois milhões de pessoas, de acordo com critérios da revista. À frente de Sorocaba, na categoria Relação custo-benefício, ficaram as cidades de Assunção (Paraguai), Rosário (Argentina) e Ribeirão Preto (Brasil).

Mercado aquecido

Um dos setores mais fortes do município é o da construção civil. A Construtora Planeta, que está entre as 35 maiores construtoras do país, concentra seus negócios em Sorocaba há quase 20 anos e possui uma relação profícua com a cidade.

A empresa, que possui 53 empreendimentos entregues no prazo ao longo de sua história, quadruplicou neste ano seu volume de lançamentos em relação a 2020. A Planeta está lançando mais de 1.600 unidades em Sorocaba e apresenta neste 2021 um Valor Geral de Vendas (VGV) bastante expressivo de quase R$ 800 milhões – números superiores até quando comparados a empresas da capital do mesmo segmento.

Para 2022, a empresa tem expectativa de lançar cinco empreendimentos que totalizam cerca de mil unidades e um Valor Geral de Vendas aproximado de R$ 430 milhões. “A Planeta está engajada em temas como sustentabilidade, governança corporativa e responsabilidade social e a práticas relacionadas à tecnologia e inovação, seja nos canteiros de obras ou em metodologias de gestão. Além disso, a empresa segue tendências de projetos alinhados com a expansão de Sorocaba e com o lifestyle cosmopolita. O foco é proporcionar ao cliente uma jornada memorável por meio de uma experiência de compra exclusiva”, destaca Henrique Penteado Teixeira, Diretor Comercial e de Marketing da Construtora Planeta.

Gentilezas urbanas e parceria com o poder público

Além das ações mitigatórias que a construtora realiza na cidade, por meio das quais promove melhorias à população como revitalização e construção de praças, ruas e terminal de transferência para o transporte coletivo, a Planeta realiza uma série de iniciativas de gentileza urbana que impactam positivamente a comunidade como, por exemplo, plantio de árvores e plantas no entorno de seus empreendimentos e preservação e cuidado de áreas de mata nativa.

“Outro exemplo bastante significativo é o tapume com gentilezas urbanas que a empresa estruturou na Rua Antônio Perez Hernandes, no Campolim. O tapume possui coleta seletiva de resíduos, recuo coberto destinado ao descanso e hidratação de animais e um design moderno que atrai a atenção de quem passa pela via”, reforça Henrique Penteado.

 

Características da cidade atraem compradores 

Sorocaba é um polo bastante atrativo quando se trata de investimento em imóveis. A cidade possui uma das maiores valorizações do preço do aluguel em comparação com outras localidades do estado. Além disso, o valor de venda do metro quadrado em Sorocaba fica abaixo de cidades como Campinas e de municípios pertencentes à Grande São Paulo.

Tais características fazem de Sorocaba um terreno fértil e bastante vantajoso para investimentos rentáveis, pois condomínios com infraestrutura completa de lazer e conveniência acabam tendo ticket médio bem abaixo de cidades como São Paulo, por exemplo. Tem-se, portanto, um padrão de moradia equiparado ao das grandes capitais com uma qualidade de vida superior a um custo menor. Um outro fator também pesa a favor deste mercado: o atual cenário alavancou a quantidade de empresas e profissionais que estão migrando para o interior.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.