Sim, elas dominam os ofícios da construção

Diferenciais

Ah, mas canteiro de obras não é lugar de mulher”, “serviço pesado é coisa de homem”, “mulheres na construção civil não dão certo”. Muito provavelmente você já deve ter ouvido alguma destas frases, seja em uma roda de conversa entre amigos, seja num churrasco de fim de semana com a família ou até mesmo em seu ambiente de trabalho.

Saiba que isso ficou no passado. E já faz tempo. As mulheres nunca ocuparam tantos cargos no setor da construção civil como nos dias atuais. Seja em ocupações administrativas ou colocando a mão na massa no canteiro de obras, elas fazem, sim, a diferença neste ramo da economia que tanto emprega profissionais de diversas competências e formações.

A propósito, a construção civil é um dos nichos mais democráticos quando se trata de emprego. Dividem espaço no mesmo canteiro de obras pessoas das mais diversas origens, habilidades e níveis de formação escolar e acadêmica. E, claro, elas fazem parte desta valiosa mistura de talentos e contribuem muito para a realização dos sonhos das famílias. São as mulheres na construção civil!

Elas estão em todos os lugares

Construção não é só para homens. É para homens e mulheres capacitados e dispostos a fazer a diferença no trabalho do dia a dia. É para a mulher comprometida e competente, sempre zelosa aos detalhes e sensível às necessidades do seu ofício. À mulher que, atenta a tudo que acontece ao seu redor, cerca-se de cuidados e cuida para que as tarefas sejam realizadas da melhor maneira possível.

Na construção civil elas são engenheiras, técnicas em segurança do trabalho, assistentes-administrativos, do setor de limpeza e refeição, da segurança, da ferramentaria, do marketing, das vendas, do financeiro, do atendimento ao cliente, do RH… Elas estão em todos os lugares e onde querem e merecem estar.

Presença cada vez maior

Para se ter ideia da presença das mulheres na construção civil, a Relação Anual de Informações Sociais, um relatório de informações socioeconômicas do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou que, em 2019, o setor empregava mais de 200 mil profissionais do sexo feminino, aumento de quase 20% em relação ao balanço divulgado dez anos antes, em 2009, que apontava a presença de mais de 170 mil mulheres no setor. De um período a outro, quase 42 mil mulheres passaram a ocupar postos de trabalho na construção civil, um avanço e tanto para um ramo profissional tido antigamente como “de homens”.

As mulheres da Planeta

A Construtora Planeta acredita que as mulheres na construção civil representam o talento, a força, a competência e a sensibilidade necessária para a realização de um trabalho de excelência. Mais do que acreditar, a empresa investe na contratação delas para ocuparem cargos diversos em suas unidades administrativas e nos canteiros de obras. Muitas, inclusive, possuem funções de grande responsabilidade e liderança. De acordo com o departamento de RH da empresa, cerca de 30% do quadro total de colaboradores é formado por elas.

Mais do que promover a contratação de mulheres na construção civil, a Planeta as capacita e dá subsídios para que evoluam no ambiente organizacional, despertando ou otimizando nelas habilidades como liderança, organização, agilidade, competência e comprometimento. Parabéns às mulheres!

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.