Quarto com closet: vale a pena ter um?

Decoração

Ter um quarto closet é o sonho da maioria das pessoas que amam ter espaço para organizar suas roupas e acessórios. Você provavelmente pensa nisso a cada vez que percebe como o seu armário não é suficiente para guardar tudo o que você tem de uma maneira eficiente e bonita.

Só que, em vez de pensar que esse é um desejo impossível de ser realizado, viável apenas para os ricos e celebridades, aproveite nosso artigo para descobrir como transformá-lo em realidade! Continue a leitura e conheça todas as vantagens de se ter esse cômodo no seu lar, além de dicas para deixá-lo perfeito!

Um quarto com closet é mais confortável e organizado

O quarto do casal precisa ser um oásis: o espaço para que você e o seu companheiro desfrutem de momentos de descanso, além de um espaço para a desejada privacidade a dois. Por isso, a maioria dos projetos tende a ser mais clean, ou seja, com o mínimo de móveis e objetos que atravanquem o espaço e cansem os olhos.

Porém, com o dia a dia, acabamos deixando uma pilha de roupas na cadeira, os acessórios dominando a mesinha de cabeceira e as bolsas e pastas acabam dividindo o já apertado espaço do guarda-roupas. Aí começam as brigas por um cantinho extra no espaço do armário do cônjuge ou as discussões sobre deixar a calça sobre a cama.

O closet é a resposta mais prática para todas essas necessidades. Ter um espaço exclusivamente dedicado para acomodar todos os pertences de ambos diminui a bagunça natural do dia a dia e mantém o visual do dormitório inalterado.

Um imóvel com closet é mais valorizado

Outra vantagem prática de se ter um imóvel com closet é a valorização. Não é segredo que a compra de um imóvel representa, para muitos, o maior investimento realizado durante a vida. Portanto, é normal a expectativa de um belo retorno caso você deseje revender ou alugar seu apartamento.

Um closet bem feito pode representar 5% a mais no valor final do imóvel. Isso porque a elaboração de um espaço funcional e com materiais de qualidade significa que houve cuidado e dedicação para criar e executar um projeto. Muitas vezes ele requer mão de obra especializada para fazer a instalação adequada, suportando o peso das roupas sem maiores problemas.

Um belo closet pode ser montado e decorado com facilidade

Não poderíamos falar de um quarto com closet como investimento para valorizar o imóvel sem abordar o cômodo em si. Para criar o espaço ideal, é preciso estar atento às medidas. A área mínima para a montagem de um closet é de quatro metros quadrados, com uma área de circulação (onde quem vai usar o cômodo pode estar e se movimentar) de 80 centímetros.

No que diz respeito às cores, a preferência é pelos tons neutros e claros. O branco e o acabamento em carvalho costumam ser as opções mais comuns para o acabamento, já que dão uma maior sensação de leveza. Contudo, é possível adaptá-lo ao seu gosto nos detalhes, ao incluir um belo tapete, luminárias e quadros. Existem aplicativos para celular específicos que podem ajudar você a se inspirar.

A iluminação deve ser direcionada para as roupas e acessórios — trilhos com spots direcionáveis são bastante usados. Se você quer uma área para se arrumar dentro do closet, não esqueça de fazer um projeto especial para se ver em frente ao espelho, sem criar defeitos que não existem.

Os armários devem ter uma profundidade mínima de 60 centímetros — sem contar as portas — e podem ser do chão ao teto. Atenção à divisão interna, para aproveitar ao máximo o espaço. Cabideiros podem ter diferentes alturas para guardar peças longas (vestidos, casacos) e curtas (blazers, camisas).

Já as gavetas também podem ser personalizadas para atender as necessidades dos moradores. Elas podem ter pouca altura para acomodar miudezas (joias, bijus) e acessórios (gravatas, meias, roupas íntimas). Para organização interna, não esqueça de colocar divisórias plásticas e deixar tudo sempre no lugar certo.

Sapatos e bolsas também merecem um tratamento específico. Eles podem ser acomodados em prateleiras ou nichos com tamanhos variados. Quem tem muitos, pode adotar caixas com visor como forma de guardar os itens sem perdê-los de vista (afinal, como já dissemos, closets precisam ser práticos e bonitos).

Não é necessário abrir mão de um cômodo para ter um closet

Uma das dúvidas frequentes de quem pensa em ter um quarto com closet diz respeito ao espaço — na verdade, à falta dele. Como ter um cômodo para roupas e acessórios se ele não existe na planta atual do imóvel? Isso porque um closet significa ter um ambiente diferente do dormitório, separado dele.

A primeira proposta é abrir mão de um cômodo vizinho (ou uma fração dele) para criá-lo. Isso é possível, só que essa é uma aposta que pode acabar desvalorizando o imóvel, pois, dependendo da área total do imóvel ou do número de quartos, ele pode deixar de atrair possíveis compradores por ter um ambiente a menos por conta de um closet.

Se você tem filhos ou pretende tê-los adiante também é preciso ter cuidado antes de transformar um possível quarto infantil em ambiente para as roupas apenas. É preferível deixar o cômodo extra como um home office ou sala de TV, facilmente reversível.

Para poder ter um ambiente ideal, concebido para atender suas necessidades e desejos, que tal procurar por novos empreendimentos de imobiliárias na sua região. Condomínios de luxo, hoje em dia, costumam já ter reservado esse espaço, pronto para você planejar, escolher acabamentos e personalização. Se você ainda vive de aluguel, esse pode ser o incentivo que faltava para fazer a mudança e virar proprietário. Isso sem contar que um imóvel na planta tende a ser mais vantajoso e econômico.

Gostou do nosso artigo? Esperamos que sim! Agora que você já descobriu todas as vantagens de um quarto com closet, tanto para o dia a dia quanto para a valorização do seu imóvel, não deixe de correr atrás do seu sonho. Afinal, a vida é para ser vivida da melhor forma possível. Quer melhor jeito de fazer isso do que em investir no lar?

Aproveite a visita e conheça agora os empreendimentos da Construtora Planeta com closet!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o condomínio horizontal Bellagio Residence!

 

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.