Dicas / 09 de março 2020

O que ninguém nunca contou sobre apartamentos à venda em Sorocaba

Se você está querendo comprar apartamentos em Sorocaba, deve estar com uma série de dúvidas, já que adquirir um imóvel é uma decisão muito importante para você e para sua família. Além dos vários aspectos que devem ser analisados, é importante ficar atento às empresas envolvidas na construção e na transação de compra e venda.

Sorocaba é mesmo a cidade ideal para você? O que você precisa considerar antes de comprar um apartamento na cidade? Quais são os melhores bairros? É preciso entender a dinâmica da cidade e suas principais características antes de tomar essa decisão.

A resposta para todas essas perguntas você encontra a seguir. Continue a leitura deste post e descubra se vale a pena comprar apartamentos em Sorocaba!

Por que morar em Sorocaba?

A cidade de São Paulo é o centro nervoso do Brasil, onde se concentram os negócios, as atividades culturais e boa parte da infraestrutura do país. No entanto, morar na capital paulista também tem seu lado bastante negativo, principalmente para quem vive em família: o trânsito interminável, a poluição, a escassez de áreas verdes, entre outras adversidades.

A solução para quem deseja as qualidades de uma grande metrópole sem ter que passar pela agitação estressante dela está a cerca de uma hora de São Paulo. Se isso é que o você procura, o seu destino ideal é morar em Sorocaba.

Com cerca de 650 mil habitantes, ela é bem menos populosa do que a capital, que já passou dos 12 milhões de moradores.

Mas isso não significa que sua infraestrutura fique atrás: ela tem 23 parques, mais de 100 km de ciclovias (é uma das maiores redes do Brasil, e ainda disponibiliza bicicletas para empréstimo gratuito) e esbanja serviços de todos os tipos.

Meio pequena, meio grande

A primeira característica que costuma encantar as pessoas que chegam a Sorocaba pela primeira vez é a beleza da cidade.

A relação dos sorocabanos com a natureza é muito harmoniosa: o Rio Sorocaba, por exemplo, corta a cidade com águas limpas e é ponto de lazer para várias famílias.

O que também chama atenção é como tanta natureza coexiste com os edifícios altos, muitos comércios e grandes shoppings centers — Sorocaba é uma das cidades paulistas onde há mais centros de compras.

O resultado disso é uma combinação curiosa: Sorocaba ainda é uma cidade relativamente tranquila, onde é possível passear a pé ou de bicicleta com muito mais segurança do que em uma capital e, ao mesmo tempo, é um lugar movimentado, com ares cosmopolitas em algumas regiões. Nesse sentido, quem se preocupa com o trânsito pode ficar tranquilo!

Obviamente, há horários de pico em que o movimento se intensifica, como em qualquer lugar, mas, em geral, o fluxo é tranquilo, sem aqueles congestionamentos quilométricos. Inclusive no caminho para São Paulo, que passa por uma estrada conservada que tem pedágios.

Isso não é conversa de vendedor! Tudo pode ser comprovado em números: o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) da cidade é 0,798 — ela está a 0,001 de alcançar o nível mais alto de IDHM, segundo o Atlas Brasil.

Para você ter uma ideia, o IDHM do estado de São Paulo é 0,783, e o IDH do Brasil é 0,699, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Quais são as vantagens dos melhores apartamentos em Sorocaba?

Sorocaba está passando por um acentuado processo de verticalização e tem cada vez mais condomínios de prédios, que se unem aos benefícios de se mudar para o interior.

Uma das grandes vantagens desse tipo de empreendimento é que, por abrigarem mais pessoas em uma área menor do que os condomínios de casa (horizontais), vale a pena para a maioria das construtoras realizar os empreendimentos nas regiões mais nobres da cidade — a leste e, especialmente, a sul.

A concentração de moradores nos condomínios verticais também é uma vantagem para os moradores. A taxa condominial fica bem menor quando é distribuída entre mais pessoas, além de a segurança tornar-se mais sólida.

Sorocaba já é uma cidade que tem tudo, mas um bom condomínio fechado oferece serviços completos ainda mais perto de você, como academia, áreas de lazer, quadras, espaço para pets e várias outras comodidades sem cobrar nenhuma taxa.

É uma forma de você morar bem e com segurança — mas sem ficar trancado em casa 24 horas por dia. Para famílias com filhos, então, a opção é ainda mais vantajosa.

O que saber antes de comprar um apartamento em Sorocaba?

Comprar um imóvel é um assunto muito sério, ainda mais se for para torná-lo o futuro endereço da sua família. Por isso, é preciso prestar atenção em uma série de fatores para decidir qual é o apartamento ideal para você.

Veja alguns pontos indispensáveis que você precisa conferir antes de fechar negócio e fazer com que sua compra aconteça sem arrependimentos e com a certeza da escolha certa.

Localização

Mesmo que encontre um condomínio que ofereça o máximo de comodidade, isso não basta caso os arredores não forem de qualidade também. Você precisa saber se a região que está considerando é bem equipada e tão segura quanto seu prédio.

Além disso, é indicado que o novo apartamento seja próximo ao trabalho, à escola dos filhos e aos locais mais frequentados pelos moradores. Isso facilita a vida de todos e evita muito tempo de deslocamento.

Mais adiante no texto, você vai descobrir quais são os melhores bairros para encontrar apartamentos à venda em Sorocaba.

Acabamento

Acabamento não é detalhe! Pias, piso, rodapés malfeitos? Isso é sinal de desleixo da construtora, e não pode passar despercebido. Exija os melhores materiais, dentro do orçamento do seu condomínio: em regiões mais valorizadas, é importante ter um laminado de madeira no piso, por exemplo, ou uma boa cerâmica.

Ficar atento ao acabamento do seu novo apartamento vai garantir que você não precisará arcar com reparos no curto prazo, uma vez que materiais de qualidade podem durar décadas sem dar problemas.

Segurança

Morar cercado por mais pessoas naturalmente potencializa a sua segurança. No entanto, você precisa contar com mais do que isso e checar se o condomínio tem portaria 24 horas e já vem equipado com cerca elétrica.

Outra medida importante de segurança é verificar se o local tem controle de acesso e como acontece a circulação de visitantes, entregadores e outras pessoas que não moram no local. Se for necessário, sugira o controle por meio de biometria, que garante que sempre haja um morador junto na entrada do prédio.

Histórico da construtora

Em 2015, famílias precisaram entrar na justiça porque uma construtora simplesmente não entregou os apartamentos prometidos. Pode ter certeza de que a maioria das empresas que atuam na cidade é de confiança, e absurdos assim não acontecem com frequência. Porém, o histórico da construtora em que você confia o futuro lar da sua família é indispensável.

Já que Sorocaba é bem menor do que uma grande capital, você vai ter facilidade em conhecer pessoas na cidade que já vivem em empreendimentos da empresa com a qual pensa em fazer negócio, e elas serão ótimas referências para você.

Planejamento financeiro

É comum adquirir empreendimentos imobiliários ainda na planta. Além da vantagem de escolher com mais facilidade a unidade que você deseja, realizar a compra assim permite que você se planeje financeiramente, já que o imóvel ainda leva algum tempo para ficar pronto. Certifique-se de que o prazo de finalização do apartamento é compatível com o tempo de que você precisa para se planejar.

Para fazer isso, faça uma tabela com todos os valores que você recebe e todos os valores que você gasta todo mês. Avalie quando é possível reservar para a compra do seu apartamento e se há necessidade de cortar algum gasto. Essa é a melhor forma de garantir o bom pagamento das suas parcelas e evitar a inadimplência.

Acessibilidade

Outro fator extremamente importante nos empreendimentos é a questão da acessibilidade nos condomínios. A lei exige que os novos empreendimentos contem com rampas, vagas de garagem mais largas, corredores acessíveis e outras medidas que garantem a circulação de pessoas com necessidades especiais.

A ideia é fazer com que todos possam circular com conforto, segurança e dignidade pelo interior dos prédios. Isso beneficia não só cadeirantes, mas também idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, gestantes, pessoas com crianças de colo e mais.

Sustentabilidade

Hoje em dia as pessoas buscam qualidade em produtos e serviços, mas também marcas que se alinham a suas ideologias e causas. Com isso, a procura por empreendimentos sustentáveis cresceu e ganhou o mercado. São construções com equipamentos de energia solar, bicicletário, descarte correto do lixo e muito mais.

A ideia é proporcionar um local com qualidade de ar e respeito à natureza, com espaços compartilhados e índice mínimo de poluição.

Quais são os melhores bairros?

Sorocaba em geral é uma cidade acolhedora e completa, mas há regiões que se destacam. As regiões sul e leste são as mais valorizadas — a norte, embora também reúna grande quantidade de serviços, é onde a renda é menor.

Conheça os três bairros mais recomendados para quem procura o máximo de qualidade de vida nos apartamentos à venda em Sorocaba.

1. Campolim

O Campolim, na região sul da cidade, é um dos bairros mais recentes de Sorocaba. A expansão dele começou no início da década de 90, e hoje ele já é um dos pontos com padrão mais alto da cidade.

Além dos vários condomínios modernos que concentra, o Campolim tem o maior shopping da cidade (o Iguatemi Esplanada) e uma vocação simultânea para o lazer familiar de manhã e a diversão à noite.

Ele tem parques conservados — como o Parque Campolim e o Parque Kasato Maru — e também muito bares para todos os gostos ao longo da Avenida Antônio Carlos Comitre.

O bairro centraliza, ainda, as melhores escolas para todas as idades.

2. Mangal

Também na zona sul, o Mangal é um bairro nobre de origem mais antiga que o Campolim. Por isso, ainda preserva muitas casinhas charmosas com muros baixos e jardins ao lado dos grandes condomínios. Grande parte dessas construções antigas tem sido transformada em locais de serviços diversos, especialmente clínicas.

É um bairro mais sossegado, com trânsito essencialmente local, e tem uma vocação cultural: é nele que fica um dos principais centros de cultura da cidade, o Teatro do Sesi.

3. Jardim Moncayo

Na zona leste, está o Jardim Moncayo. Ele fica próximo a uma das regiões mais tradicionais da cidade, a Além-Ponte. Por isso, apesar de ser um bairro recente, já conta com ampla infraestrutura, com muitos comércios e escolas.

Além disso, ele fica bem próximo à Avenida São Paulo, uma das mais importantes da cidade e que concentra uma série de serviços. Ou seja, você consegue unir a tranquilidade do interior a todas as facilidades que a capital paulista traz.

Morar em Sorocaba pode ser tudo o que sua família precisa para garantir qualidade de vida, infraestrutura, comodidade e segurança. Se está pensando em se mudar, considere a cidade e veja todos os benefícios de que vocês podem usufruir nessa nova etapa da vida.

Esses são apenas alguns pontos altos de se morar nessa cidade. Se você quiser conhecer mais detalhes sobre os apartamentos à venda em Sorocaba e ter certeza sobre a qualidade de vida da sua família, entre em contato conosco que vamos mostrar o que há de melhor em imóveis aqui!


×

SIMULAÇÃO DE INVESTIMENTO

Avalie qual tipo de investimento tem o melhor rendimento

Capital investido

Aplicação financeira (considerando o valor de aquisição do imóvel)

Investimento Imobiliário

PREVISÕES DE RENTABILIDADE

Aplicação Financeira

Taxa de Rentabilidade Líquida*
(% a.a.)

0,0%

Rendimento Líquido*
(R$ em 12 meses)

R$ 0

Investimento Imobiliário

Taxa de Rentabilidade líquida*
(% a.a.)

0,0%

Rendimento Líquido*
(R$ em 12 meses)

R$ 0