Por que fazer um tour virtual antes de comprar um imóvel?

Dicas

Quando queremos comprar um imóvel, uma das primeiras ações que tomamos é visitá-lo. Porém, na atual vida agitada, nem sempre temos tempo para conhecer bem todos os detalhes de uma residência. Para resolver esse desafio existe o tour virtual.

Você conhece as vantagens dessa ferramenta? Saiba mais sobre esse assunto em nosso artigo!

Quais são as vantagens de fazer um tour virtual pelo imóvel?

Um tour virtual permite que o interessado em comprar uma moradia visite o ambiente interno dela por meio de fotos em 360 graus. Desse modo, a pessoa tem a sensação de estar dentro do imóvel. Essa visitação traz muitos benefícios. Vamos conhecer alguns deles:

1. Praticidade

Fazer um tour virtual é muito prático. Uma das tarefas que esse sistema facilita é a conciliação de horários para visitação do imóvel. Essa é uma etapa árdua, pois nem sempre o interessado na moradia consegue combinar a sua agenda com a da empresa imobiliária.

Se já é difícil definir um horário com uma imobiliária, que dirá com várias, como é o caso de uma pessoa que deseja visitar diversas residências para chegar a sua decisão de compra.

No entanto, existe ainda outro aspecto que é viabilizado pelo tour virtual: a economia de tempo. Imagine um indivíduo que mora em um grande centro urbano. Sabemos que não é fácil se locomover em uma metrópole, pois o trânsito costuma ser caótico e o transporte público também.

Para resolver isso, basta que esse interessado em comprar uma residência entre no site da imobiliária e visite quantas moradias desejar sem sair do local em que está.

2. Economia

Quanto de energia física e mental uma pessoa gastaria visitando vários imóveis por dia? Essa maratona pode dificultar a tomada de uma decisão, ou pior, levar você a fazer uma escolha errada devido à exaustão.

Por outro lado, um ambiente silencioso e tranquilo o ajudará a pensar e analisar cada detalhe da residência e chegar a um resultado do qual não se arrependerá.

Além disso, o tour virtual gera economia financeira. Faça as contas: quanto você gastaria de combustível ou com passagens no transporte público durante o período em que procura por um imóvel?

Essa quantia poderia ser revertida, por exemplo, para pagar as taxas com o processo de documentação para a aquisição do imóvel ou ajudar na quitação de uma das parcelas do financiamento.

3. Experiência imersiva

Pode ser que uma imobiliária apresente uma planta ilustrativa ou leve o cliente para conhecer o imóvel já decorado. Entretanto, esse comprador talvez não goste do que foi apresentado.

Mesmo que o corretor informe a ele que é possível fazer mudanças no ambiente interno da moradia, aquela sensação de vislumbre à primeira vista foi dissipada. E o resultado pode ser o desinteresse pelo imóvel. Quando é feito o tour virtual o efeito será ao contrário.

Visto que, para atender ao gosto de um cliente, a empresa imobiliária pode decorar a moradia quantas vezes forem necessárias. Por exemplo, é possível mudar as cores dos cômodos, o piso e a posição dos móveis.

Sendo assim, não importa se você tem um gosto decorativo mais moderno ou tradicional, ao fazer um tour virtual, terá uma experiência personalizada. Com isso, as chances de se identificar com a moradia serão muito maiores.

4. Liberdade

É óbvio que você não será o único interessado em visitar um determinado imóvel. Por isso, não será possível voltar nele quantas vezes desejar. Porém, algumas pessoas não conseguem tomar uma decisão na primeira vez que examinam uma residência. É esse o seu caso? Então, prefira o tour virtual.

Com ele, você visitará várias vezes o imóvel e ficará “dentro” dele pelo tempo que for necessário. Além disso, não precisará dividir o espaço com outros visitantes, o que acontece quando a demanda de pessoas interessadas na moradia é muito grande.

Quer ver ainda outro aspecto do tour virtual que proporciona uma sensação gostosa de liberdade? Você tem a oportunidade de apresentar o imóvel para a família, amigos e pessoas que entendem do mercado imobiliário. Se não fosse o tour virtual, seria impossível levar várias pessoas para visitar o imóvel com você.

Por que isso é importante? Essas pessoas ajudarão você a tomar uma boa decisão. Talvez chamem a sua atenção para um detalhe da moradia que você não havia percebido ou deem uma sugestão de decoração muito oportuna.

5. Credibilidade da construtora

O leque de possibilidades que o tour virtual apresenta inclui a de conferir a credibilidade da construtora do imóvel. Como assim? Já abordamos neste artigo que esse tipo de visitação permite que você perceba cada detalhe de uma moradia.

Sendo assim, surgirão muitos questionamentos sobre vários aspectos da residência. Caso a imobiliária seja uma empresa de alto nível profissional, ela conseguirá responder todas as suas dúvidas.

Além disso, o modo como os corretores atenderão as suas solicitações revelará a qualidade do atendimento da imobiliária. Esse aspecto é muito importante, pois você precisará interagir muito com a equipe interna dessa empresa durante e depois da aquisição do imóvel.

Outra maneira que ajuda a perceber a confiabilidade de uma instituição imobiliária é fazer um tour virtual pelos apartamentos já concluídos e ainda não vendidos. Dessa forma, você terá certeza de que a construtora cumpre com os seus compromissos e prazos com respeito à entrega das moradias.

E por fim, você poderá visitar o portal da construtora para analisar a qualidade das fotos do tour virtual. Esse conselho parece ser exagero, mas não é.

Pense no seguinte: uma empresa imobiliária que preza pela excelência em seus serviços, não colocaria imagens de baixa resolução em seu site ou deixaria de incluir fotos de algumas áreas da moradia ou do condomínio.

Pelo contrário, o tour virtual seria bem detalhado com a metragem dos ambientes, imagem interna e externa do empreendimento e um design gráfico das imagens de muito bom gosto.

Enfim, comprar um imóvel é uma jornada excitante e desafiadora. Porém, seguindo as nossas dicas, você poderá ser feliz no fim desse processo.

O que achou de nosso artigo? Ele ajudou você a ver a importância de fazer uma visitação virtual antes de comprar um imóvel? Então, convidamos você a conhecer os empreendimentos da Construtora Planeta por meio de um tour virtual. Permita-se essa agradável experiência!

Confira os lançamentos dos Condomínios Horizontais da Construtora Planeta.

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o condomínio horizontal Tirreno Residences!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.