[INFOGRÁFICO] Como fazer o planejamento da mudança de residência?

Imóveis

Fazer uma mudança de vida pode ser necessário, mas também muito estressante. A falta de organização pode deixar essa nova fase muito mais bagunçada, demorada e cheia de incômodos. A chave para fazer isso de forma tranquila é a organização e a prática de dicas simples, que poupam seu tempo e fazem com que as etapas da mudança de residência fluam mais facilmente.

O problema maior é que nem todo mundo sabe como fazer isso. Além do mais, a ansiedade em pegar as chaves e entrar, de uma vez por todas, na nova casa, fazem com que as pessoas deixem a mudança para última hora.

Para ajudar você, preparamos este post com dicas simples e certeiras para não deixar esse momento se transformar em um pesadelo. Quer saber mais e facilitar a sua mudança? Confira o post e tire suas dúvidas!

Planeje como será feito o encaixotamento

Uma mudança feita de última hora certamente terá uma caixa com roupas, controle remoto, porta-retratos e algum objeto de decoração. Sim, tudo junto! Isso porque a falta de planejamento e a pressa fazem com que sejam armazenados objetos sem nenhuma categorização. Essa falta de cuidado dificulta a mudança de residência, bagunça a nova casa e ainda pode comprometer o estado dos seus objetos pessoais.

Por conta disso, é essencial que você planeje como será feito o empacotamento de suas coisas. Antes de tudo, reúna caixas de papelão. Você pode encontrá-las em supermercados e usá-las para armazenar sua mudança com antecedência. Separe roupas, objetos frágeis, itens de cozinha, material de escritório e identifique cada lote.

Essa organização vai contribuir para que nada seja esquecido e para que, na nova casa, você saiba exatamente onde descarregar cada caixa. Dessa forma, você não vai ficar perdido procurando por algo importante dentro da caixa da despensa, por exemplo.

como organizar a mudança

Registre imagens dos cabos e fios conectados

Tirar os fios da TV, modem e computador é muito fácil, não é? O problema está na hora de ligar tudo de novo. Além de os fios serem muito parecidos, a quantidade de entradas onde eles podem ser plugados “bagunça as ideias” de qualquer um!

Uma dica para diminuir esse transtorno é fotografar os fios conectados. Tenha no celular imagens que ajudem você a identificar corretamente onde vai cada cabo. Além de isso poupar seu tempo, ainda evita que você faça ligações erradas e precise contar com assistência.

Para ajudar ainda mais, separe os fios de cada aparelho e junte-os com um arame, daqueles que fecham alimentos. Pelo menos você não terá nada emaranhado e saberá a qual aparelho cada fio pertence.

Meça seus móveis e faça uma planta da casa nova

Quer organizar a casa nova rapidamente e de forma harmoniosa? Então, não se esqueça de medir os móveis maiores para planejar onde ficará cada item. Você pode, ainda, desenhar uma planta simples de cada cômodo para que tudo fique em seu lugar assim que for descarregado.

Distribua os móveis da maneira que achar melhor ou teste posições diferentes para ver qual a melhor opção. Faça isso com a sala de estar, com os quartos ou com o escritório particular. A ideia, aqui, é que você não gaste mais tempo arrastando seus objetos para chegar a um bom resultado.

E nada de ser profissional! Pegue um lápis, uma borracha e uma folha de sulfite e abuse da sua imaginação e criatividade. Quem sabe você não encontra uma nova habilidade?

Comunique a mudança de endereço

Embora muitos se esqueçam dessa etapa na mudança de residência, ela é uma das mais importantes. Esquecer de comunicar a mudança de endereço pode fazer com que você perca documentos importantes, como faturas, comunicados e avisos do banco, do plano de saúde e até do Governo Federal.

Claro que, em geral, tudo pode ser recuperado. Mas até você identificar a falta de algum documento pode levar muito tempo. Para evitar o pedido de segunda via de toda e qualquer correspondência que deveria ter sido entregue, é essencial avisar as instituições e empresas sobre sua mudança de residência.

Essa é uma etapa rápida e que, muitas vezes, pode ser resolvida por telefone ou até pela internet. Dedique uma hora do seu final de semana e certifique-se de que todos foram avisados. Acredite: vai ser uma mão na roda!

Contrate uma transportadora de qualidade

Você pode contar com a ajuda de amigos com veículos grandes e perfeitos para sua mudança. Mesmo assim, o ideal é que você contrate uma empresa especializada em mudanças e transporte de objetos. Profissionais que entendem do assunto facilitam a sua vida e evitam que algo seja danificado durante o caminho para nova casa.

Essas empresas possuem tudo o que é necessário para manter sua mudança protegida, como fios de fixação de objetos, tecidos antichoque e plástico-bolha para o que é mais frágil. Algumas empresas ainda dispõem de caixas especiais para cristais e vidros, por exemplo.

Além de preservar o que você tem de mais importante, os profissionais especializados em mudanças e transportes ainda empacotam e organizam sua vida. Vale a pena contratar esses serviços, principalmente se sua mudança for muito grande.

Peça o desligamento dos serviços básicos

Com pelo menos dez dias antes da mudança de residência, não se esqueça de solicitar o desligamento de serviços de energia elétrica, água, telefone, internet, gás e até assinaturas de revistas. Isso vai evitar que você pague contas que não são suas ou até que fique sem os serviços na nova casa.

Para fazer isso, entre no site das empresas responsáveis e informe-se a respeito do desligamento, da suspensão e da mudança de endereço. Serviços de energia elétrica, por exemplo, devem ter solicitação de desligamento para que você consiga pedir novo ponto na outra residência.

O ideal é se informar a respeito de cada serviço e evitar que alguma contratação seja suspensa indevidamente, o que pode bagunçar bastante a sua vida.

Muitas pessoas têm pavor de pensar em se mudar por conta do trabalho, mas não precisa ser uma situação tão estressante assim. Com as nossas dicas, sua mudança de residência pode ser tranquila e até prazerosa. Confie!

Para ajudar ainda mais, não deixe de ler nosso artigo sobre como organizar a mudança de casa. Até a próxima!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.