Monte uma sala de TV confortável e elegante para momentos em família

Sem categoria

Salas de TV ou home theater são áreas que pedem uma atenção especial no apartamento, afinal, a família pode passar boa parte do tempo livre nelas. Seja em uma tarde de feriado ou nas noites de sexta, sábado e domingo, uma sala de TV bem montada e equipada oferece aconchego, conforto e diversão por horas a fio.

Assistir a seriados, filmes, esportes, desenhos animados, shows ou documentários: não faltam momentos para que este ambiente do apartamento seja aproveitado da melhor maneira. Outro uso interessante deste espaço é para jogatinas de videogames entre amigos ou com a família. É um cantinho que nos permite relaxar após um dia estressante e cansativo e, sobretudo, divertir-se em tempos que exigem mais reclusão de todos.

Ao pensar na montagem e decoração da sala de TV, é preciso focar em seu máximo aproveitamento. É importante planejá-la bem, explorando cada pedacinho do espaço. Para isso, reflita, antes de tudo, sobre qual será o propósito deste ambiente e como ele servirá à família.

Saiba que até sua saúde deve ser levada em conta: por exemplo, uma televisão muito grande em relação às dimensões da sala pode cansar os olhos mais facilmente, comprometendo a experiência. Comece por escolher bem o tamanho da TV, pois ela precisa ter polegadas adequadas ao tamanho do espaço que tem como característica básica ser acolhedor.

As marcas de TVs costumam disponibilizar em seus sites uma tabela com as medidas de distanciamento do sofá em relação ao tamanho da tela e à tecnologia do aparelho. Por exemplo, uma TV de 32 polegadas deve ficar a uma distância de 1,80 metro. Já uma TV de 50 polegadas deve ficar a uma distância de 2,5 metros e assim por diante.

O segundo ponto a ser observado é a altura da televisão. Ela deve ficar na altura dos olhos da pessoa que está sentada no sofá. Geralmente, ela deve ficar a 1,20 metro do chão.

Iluminação 

Aqui vai uma dica valiosa: capriche na iluminação indireta e quente nas salas de TV. Evite luz branca e opte por lâmpadas amarelas que conferem um clima de aconchego e conforto visual, ideal para salas de estar e TV. O mercado possui muitas opções de lâmpadas LED nesta tonalidade: elas são mais duráveis, econômicas e ecologicamente corretas.

Considere, ainda, utilizar dimmers que regulam a intensidade da luz. O dispositivo é excelente para evitar reflexos na tela do televisor e alternar o clima do ambiente. Para uma partida de futebol entre amigos, por exemplo, vale uma iluminação mais intensa; para um filminho romântico a dois, uma luz mais amena e discreta.

 

Estofado

Por fim ele: o aprazível sofá. Tenha muita atenção com este ilustre membro da casa. Para a melhor escolha é importante definir o espaço que este móvel terá na sala; isto determinará seu tamanho e modelo, que pode ser em “L” ou retrátil, por exemplo. Para salas pequenas invista em sofás que não possuem braços: o ganho de espaço faz toda a diferença.

Abuse da criatividade ao montar sua sala de TV. Ela será uma grande companheira da família por anos!

Esse artigo foi útil pra você? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.