Qual melhor tipo de piso para o meu imóvel?

Imóveis

Você já parou para pensar como o acabamento é uma parte crucial na decoração de um imóvel? Engana-se quem acredita que os detalhes não fazem diferença, especialmente quando o assunto é reforma.

É nesse ponto que entra o assunto do nosso post de hoje: o acabamento para piso. Com o grande número de opções no mercado, muitas pessoas acabam se confundindo e fazem escolhas erradas. Mas, afinal, existe mesmo um tipo de piso ideal para o meu apartamento? Sim!

Por isso se torna tão importante avaliar alguns elementos e verificar quais as opções mais se adequam as suas necessidades e preferências. Não se esqueça também: o piso possui um longo tempo de vida útil, sendo necessário uma avaliação criteriosa antes de tomar uma decisão.

Mas não se preocupe: nós vamos ajudar você. Continue sua leitura e conheça os tipos de acabamento para piso e compreenda qual é o ideal para a sua reforma!

5 tipos de acabamento para piso

Como já dissemos, o piso é um item crucial para o sucesso de uma reforma. Imagine que toda a infraestrutura está de acordo com suas expectativas, porém, você acaba errando no acabamento e o tempo para conclusão da obra se duplica. É frustrante, concorda?

Para que você não passe por situações como essa, conheça os principais tipos de acabamento para piso e faça a melhor escolha.

1. Cimento queimado

Apesar de pouco conhecido, esse tipo de piso é um dos mais utilizados pelos profissionais em construções modernas. É extremamente flexível e fornece ao ambiente um estilo rústico-industrial, especialmente pelo tom de cinza.

Além disso, possui fácil aplicação, reduzindo o tempo de obra — esse piso é indicado para quem deseja um projeto rápido, mas com um toque de sofisticação diferenciado. Porém, ele somente pode ser instalado sobre superfícies lisas e niveladas, sendo necessária uma preparação do solo para receber o cimento queimado.

Pode ser usado em áreas internas ou externas, possuindo uma longa durabilidade — para aumentar ainda mais o tempo de útil desse piso, é recomendado que se aplique uma camada de resina com base acrílica.

Uma dica: não se deixe levar pela emoção da novidade, escolha o piso com cuidado, sempre imaginando como será a combinação com o design interior do imóvel, que deve ser um ambiente mais despojado, mas sem perder a classe.

2. Taco

Por ser um material nobre, a madeira confere aos ambientes reformados um toque rústico e sofisticado. Além disso, é o tipo de piso mais versátil que existe, especialmente pela flexibilidade na combinação com os móveis.

E o piso de taco é um exemplo: apesar de ser um dos mais tradicionais do mercado, ainda é muito utilizado, especialmente pela elevada resistência.

Uma outra vantagem desse piso é a sua uniformidade, permitindo que o local se torne um ambiente tranquilo e charmoso. Além disso, é atemporal e combina com todos os tipos de decoração, desde as mais rústicas até as mais modernas.

Por fim, é hipoalérgico, versátil e de fácil limpeza, porém, é necessário usar materiais específicos para evitar o desgaste da cor e a perda do brilho — por isso, é indicado para ambientes internos, com pouca circulação de pessoas, o que aumenta ainda mais a sua durabilidade.

3. Laminado

O laminado é outro tipo de piso de madeira, semelhante ao taco, porém com valor menor — isso se deve pela sua composição: é feito em HDF, que são micropartículas de madeira. Por essas características, ele se torna uma opção acessível para um apartamento moderno e confortável.

É indicado para ambientes internos, como quartos e sala, já que não pode ter contato constante com sol e água — nessas condições o material acaba se danificando e perdendo a sua utilidade.

Além disso, não é recomendado para pessoas que possuem animais de estimação, pois eles podem vir a circular nesses ambientes e acabam arranhando o piso.

O laminado possui instalação rápida e não necessita de acabamento após a sua aplicação — diferentemente do cimento queimado —, o que reduz ainda mais seu custo.

A instalação é simples, sendo realizada sobre mantas de polietileno, que servem como uma proteção para a umidade e funcionam como isolante térmico e acústico. Também é hipoalérgico, como o taco.

4. Vinílico

Esse é um dos tipos de piso mais requisitados no mercado. Quer saber o motivo? Ele é feito com materiais recicláveis, como o PVC, tornando-o uma opção sustentável, elegante e econômica.

É outro tipo de piso de madeira, possuindo também instalação rápida, além de elevada resistência. Outra característica marcante do vinílico: é agradável sob qualquer temperatura, ou seja, não é extremamente frio no inverno e nem esquenta no verão.

Por ser um piso de madeira, é hipoalérgico, sendo indicado para apartamentos, pois não faz barulho ao andar. Pela aparência semelhante a madeira, é flexível, combinando com diversos tipos de ambientes.

5. Porcelanato

É outro tipo de piso muito conhecido no mercado, sendo encontrado em diversas cores, texturas e tamanhos, o que o torna extremamente flexível e aumenta ainda mais as opções de acabamento, pois ele combina com praticamente todos os tipos de ambientes — do mais rústico ao mais moderno.

Além disso, se adapta facilmente às condições do ambiente: pode ser usado em locais úmidos, como lavanderias e banheiros, ou onde há grande circulação de pessoas, como cozinha e sala.

Pode ser aplicado ainda em ambientes externos, como varandas, pois não se desgasta com a ação do sol e da chuva, além de possuir elevada durabilidade e fácil limpeza.

Porém, é importante ter atenção ao escolher o tamanho do piso de porcelanato, pois os recortes devem ser feitos de maneira que as peças se encaixem perfeitamente no cômodo, reduzindo também a perda de material e, consequentemente, os custos da obra, já que esse modelo é um dos mais caros.

Percebeu como é importante escolher com calma o acabamento para piso? Além de evitar retrabalhos e maior tempo de obra, você poderá combinar o piso com o seu estilo, sem a necessidade de trocar móveis e objetos!

Gostou de conhecer alguns tipos de piso para usar na sua reforma? Ainda possui alguma dúvida? Então entre em contato conosco! Estamos disponíveis para esclarecer todos os seus questionamentos!

Confira os lançamentos dos Condomínios Horizontais da Construtora Planeta.

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: os condomínios horizontais Bellagio Residence!

 

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.