Lareiras ecológicas conferem aconchego, elegância e requinte

Diferenciais

Item de desejo sobretudo em dias mais frios, lareiras ecológicas conferem aconchego, elegância e requinte ao apartamento. Seja a dois ou em uma reunião familiar na sala de estar, a chama aquece, ilumina e torna os momentos dos convivas ainda mais aprazíveis.

Além destas funcionalidades, lareiras trazem ares de luxo ao ambiente. O fogo, enquanto elemento essencial da natureza desde os primórdios da humanidade, aqui se faz presente de maneira elegante, sublime e discreta.

O fascínio do homem pelo fogo data do início da história; a civilização, afinal, cresceu em torno deste recurso versátil e poderosíssimo. Descobriu-se que as labaredas criadas a partir da junção de gravetos e folhas secas eram capaz de aquecer as noites frias, iluminar, assar alimentos e servir de proteção. O fogo transformou a relação do homem consigo mesmo e com o mundo.

Origem das lareiras

A evolução da sociedade e o tempo mostrariam que o fogo se tornaria mais que um recurso de sobrevivência. As primeiras lareiras, datadas da Idade Média, eram extremamente rústicas e simples, mas foram capazes de mudar a relação do homem com sua casa. Ter uma fonte de fogo no lar significava abrigo, proteção e aconchego, pois sua família estava iluminada e aquecida. 

As lareiras mais antigas eram feitas a partir do empilhamento de pedras e possuíam uma pequena abertura no topo. Por conta da rusticidade, a sujeira e a poluição dos ambientes eram enormes e o calor se dispersava. Anos depois surgiria a chaminé, para dispersar a fumaça para fora e reduzir a sujeira da lenha queimada.

Com a melhor adaptação deste item ao ambiente doméstico, as lareiras passaram então a fazer parte dos rituais de socialização. Reuniões eventuais em torno do fogo e a degustação de alimentos e bebidas diante delas começaram a ser uma das práticas sociais comuns.

Sobretudo em países mais frios ao norte da Europa, lareiras são peças obrigatórias de qualquer casa. Na América do Norte, mais especificamente Canadá e Norte dos Estados Unidos, elas são bastante utilizadas por conta das baixíssimas temperaturas destas regiões. Nestas localidades, mais do que beleza e elegância, lareiras asseguram conforto e bem-estar.

Lareiras ecológicas: sustentáveis e versáteis 

Além dos benefícios listados neste artigo, lareiras ecológicas contam ainda com instalação prática. Alguns modelos são portáteis, mas mesmo os embutidos dispensam a necessidade de chaminé ou coifa de respiro, bastando um nicho para encaixe.

Lareiras ecológicas não exigem queima de lenha, pois o acendimento se dá por meio de álcool de cereais. A versatilidade de instalação é diferencial dos mais interessantes: o morador pode posicionar sua lareira ecológica na sala de estar, na varanda, na suíte ou em outro espaço que julgue interessante. Não há regra: cabe à finesse e à criatividade do anfitrião definir o melhor posicionamento deste requintado item. Algumas possibilidades de adaptação: divisórias de ambientes, prateleiras, mesas, estantes e parede – aqui, podendo ser emoldurado pelos elementos ornamentais ao redor.

A lareira e mesa de centro da Zig Zag, por exemplo, pode ter sua superfície utilizada quando a lareira não estiver em uso. Outro modelo bastante interessante é a lareira portátil da Ecofireplaces, feita de madeira rústica de demolição e aço corten. Já a mesa de centro Equinox, da Brown Jordan, vem com lareira acoplada. São inúmeros modelos e aplicações!

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.