Iniciamos a 2ª onda do BIM na Planeta

Diferenciais

Iniciamos na Planeta a 2ª onda de implantação do sistema BIM, Building Information Modeling, em português, Modelagem da Informação da Construção.

O BIM é uma nova metodologia de trabalho que estamos implantando na Planeta que aprimora processos e pessoas e intensifica o uso da tecnologia para desenvolvimento de projetos, planejamento das obras e extração dos quantitativos de materiais.

Diferentemente do desenho usual em 2D, uma mera representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos em três dimensões ou mais, mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Em uma comparação simples, seria como abandonar a ideia de fazer o planejamento desenhando mapas e trabalhar diretamente com maquetes.

Na prática, a implantação do BIM se traduz em menos retrabalho, obras com menos “surpresas” e estimativa de custos mais precisa, pois o sistema traz informações bastante consistentes e assertivas.

Com a dedicação de nossas equipes e o apoio de nossos parceiros e da Consultoria Vistta|S estamos incorporando a cultura BIM em nossas rotinas, fortalecendo a sustentabilidade e a perenidade da empresa.

Em 2021, na 1ª onda de implantação, conseguimos mapear e redesenhar o processo do setor de Projetos integrando as entregas com a equipe de Planejamento de Obras e de Orçamento. A 2ª onda está se iniciando e agora colocaremos em prática os processos definidos na primeira, escolhendo as ferramentas de tecnologia que utilizaremos e envolvendo as equipes em projetos-piloto. Também iniciaremos o mapeamento e redesenho dos processos de outros novos setores como Incorporação e Suprimentos e faremos alguns pilotos de experimentação do BIM em campo.

Todos estes esforços visam o aperfeiçoamento dos nossos processos a fim de garantir a qualidade dos empreendimentos, o cumprimento de prazos e a satisfação dos nossos clientes.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.