Como investir no mercado imobiliário?

Imóveis

Comprar uma casa ou apartamento para viver é um sonho e uma necessidade para a maior parte das pessoas, mas essa aquisição também pode ser uma boa escolha para quem está à procura de como investir no mercado imobiliário.

Mesmo tendo passado por algumas crises nos últimos anos, o setor é um dos mais visados por quem tem um dinheiro e pretende que ele passe a render.

Porém, as dúvidas em relação ao assunto são muito comuns, fazendo com que possíveis investidores se perguntem se esse é um caminho que vale a pena seguir. É isso que nós vamos tentar descobrir ao longo deste artigo.

Se você está à procura dessa resposta, continue lendo o conteúdo e saiba mais sobre como investir no mercado imobiliário pode ser uma escolha vantajosa!

Vale a pena investir em imóvel?

Em 2023, o indicador ABRAINC-FIPE (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apontou que o mercado imobiliário brasileiro apresentou crescimento de  22,2% nas vendas de imóveis nos nove primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O destaque foi para o segmento de habitações populares, que liderou o crescimento com alta de 22,9% e R$ 11,9 bilhões em transações. Ainda assim, o segmento de Médio e Alto Padrão também apresentou bons resultados, com alta de 18,9% e R$ 10,7 bilhões em transações.

No entanto, mesmo esse otimismo recente ainda deixa muitas dúvidas, tendo em vista especialmente os acontecidos de alguns anos atrás, quando o segmento passou por algumas turbulências.

Assim, a grande dúvida é: vale a pena investir em imóvel?

Nós podemos dizer que, como todo tipo de investimento, os imóveis apresentam sim uma taxa de risco. No entanto, quando comparada com outras maneiras de aplicar seu dinheiro, esses valores são bem menores.

Também contam pontos o fato de que, ao que tudo indica, o ciclo de baixa do mercado financeiro parece ter encontrado seu fim, depois de um período de incertezas.

Ajudam nessa afirmação o fato de que as taxas de juros do mercado estão em baixa. Dessa forma, a procura aumenta, e consequentemente, o valor dos imóveis praticados pode subir – o que gera mais rendimentos para os proprietários.

Imóveis sempre serão procurados, e nos casos em que as compras são planejadas e bem pensadas, as possibilidades de aumento nessa rentabilidade são ainda maiores. 

Por isso tudo, contar com o apoio de um grande nome, como o da Construtora Planeta, é muito importante para quem deseja saber como investir no mercado imobiliário e alcançar bons resultados.

Recuperação do setor imobiliário

Especialistas do ramo apontam que 2019 foi um ano de consolidação. Na verdade, para Cristiane Magalhães Teixeira Portella, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o ano foi surpreendente, em vista do que era esperado.

Só para se ter uma ideia: o aumento no número de financiamentos imobiliários foi de 32% em relação a 2018. Alta que foi catapultada especialmente por conta de um segundo semestre bastante agitado e otimista.

Quem também ajudou bastante nesse sentido foi o crescimento no número de brasileiros com empregos fixos. Isso porque nessa condição, o consumidor costuma se sentir encorajado a realizar grandes compras e investimentos – como é o investimento em imóvel.

Desde então, o setor tem mantido um crescimento estável, com previsões de manutenção desse estado ao longo dos próximos anos. Confiando mais na economia, tanto os consumidores quanto o mercado imobiliário se sentem motivados – e crescem a oferta e a demanda, assim como as vendas em si.

Preços para compra e crédito barato

Quem pretende investir em imóveis pode se aproveitar do momento, que apresenta crescimento no valor dos preços. Assim, as possibilidades de ganhos maiores com aluguel ou mesmo a futura revenda são maiores.

O Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R) é calculado com base nas avaliações dos imóveis oferecidos como garantia em contratos de financiamentos de 4 mil municípios. Segundo ele, a alta dos preços médios dos imóveis no Brasil foi de cerca de 7,97% no ano passado.

Vale lembrar que a estabilidade nas taxas de juros de financiamentos também contribuiu com o crescimento do setor imobiliário. Hoje, a taxa Selic, referente ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia, está em 11,25%, o que representa uma queda em relação à taxa de alguns meses atrás.

Assim, é possível ao comprador comprar imóveis maiores e mais luxuosos com valores mais acessíveis, e que antes só permitiam investimentos menores.

Vale a pena alugar?

Se você pretende investir em imóvel para a locação, o cenário também é favorável.

O Índice FipeZap sobre locações residenciais aponta que o segmento teve uma boa valorização, com alta de 16,16% no ano de 2023.

O mesmo índice também tem um cálculo para avaliar o quão rentável são os imóveis, para quem decide alugar. Segundo os valores apresentados, o retorno com essa modalidade foi de 5,76% em 2023, valor que é resultado do crescimento constante dos últimos anos.

E nos próximos anos, a tendência é que as pessoas aluguem mais, deixando de comprar imóveis. Ao menos é o que espera Basílio Jafet, do Secovi: assim, quem pretende ganhar dinheiro com locação tem em mãos uma grande oportunidade.

Já no segmento comercial, a tendência é que as empresas busquem crescer, aproveitando a boa maré econômica. Assim, a tendência é que os valores dos aluguéis de salas comerciais voltem a crescer neste ano.

A partir desse cenário, saber como investir no mercado imobiliário é uma forma de seguir um caminho seguro e rentável, que pode trazer ótimos resultados.

Valorização do imóvel

Entenda sobre valorização imobiliária

Entenda sobre valorização imobiliária

Um item fundamental para quem pretende investir em imóvel é avaliar qual será sua valorização. 

A localização é, talvez, o ponto mais importante nesse sentido. Isso porque, quando bem localizado, em um bairro com boa infraestrutura e que apresenta crescimento, a tendência é que o valor do imóvel aumente junto.

No entanto, esse não é o único ponto que precisa ser observado. Um fator ao qual grande parte das pessoas não dá a devida importância é a incorporadora ou construtora que está por trás da sua aquisição.

É importante contar com nomes reconhecidos, como a Construtora Planeta, onde há a certeza da arquitetura, design e acabamentos oferecidos serem de primeira linha.

Mais do que isso, normalmente, esses grandes nomes costumam oferecer empreendimentos com toda uma infraestrutura pensada em tornar o imóvel atrativo. Assim, é comum que com o passar dos anos o valor do imóvel tenha crescido.

Como investir no mercado imobiliário? Dicas para fazer um bom negócio

O primeiro passo em um investimento é sempre pesquisar sobre o cenário atual do segmento e buscar entender quais caminhos o futuro oferece a ele. Agora que você já sabe quais são as previsões para esse setor, assim como o seu histórico, só falta entender como investir no mercado imobiliário.

Ao investir, a verdade é que não existe uma única fórmula a ser seguida, mas ainda assim existem algumas práticas que podem levar você ao melhor negócio.

Em primeiro lugar, é preciso optar por bons imóveis, que apresentem bom potencial de valorização, como descrevemos acima. Para isso, é preciso considerar fatores como a localização, estrutura do local e, é claro, a construtora responsável.

Na hora de escolher o imóvel, as opções de compra na planta são as mais vantajosas para quem deseja investir nesse setor.

Os valores costumam ser mais baixos, quando comparados aos de imóveis já finalizados, e é bastante provável que o local passe por uma valorização significativa ao longo da realização e conclusão do projeto.

Futuramente, é possível optar tanto pela revenda do local quanto pela locação, ambas possibilidades que trazem um bom retorno para o investidor.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode conferir o nosso guia de como comprar um imóvel na planta e garantir bons resultados para o seu investimento.

Como escolher um bom Imóvel?

Se você pretende realizar a compra de um imóvel como investimento, precisa, antes de tudo, tomar alguns cuidados para que seja feita uma boa compra.

É quando falamos em boa compra não se trata apenas de uma aquisição que lhe proporcione bons lucros no futuro. Antes disso, é importante poder realizar um negócio que não se transforme em dores de cabeça e problemas desnecessários.

Por isso, antes de fechar negócio se atente aos seguintes pontos:

  • Dê a devida atenção a pontos como localização e estrutura do imóvel/empreendimento;
  • Saiba como está a documentação do imóvel;
  • Compare as taxas de financiamento entre os bancos – pode haver boa diferença;
  • Compare também o CET (Custo Efetivo Total) dos empréstimos, para saber de fato os valores que serão pagos em uma ou outra opção;
  • No caso da chamada “compra na planta”, vale conhecer melhor o histórico de entrega, bem como a qualidade dos empreendimentos.

Empreendimentos da Planeta: opções certeiras para o seu investimento em imóveis 

Agora que você já sabe como investir no mercado imobiliário, só falta encontrar o imóvel certo para começar. Por isso, a Construtora Planeta apresenta dois empreendimentos que são um investimento certeiro para dar o primeiro passo nesse processo:

Biarritz

Localizado no Alto do Campolim, o Biarritz oferece lazer completo com quadra esportiva, piscinas adulto e infantil, fitness, pet garden, minimarket e muito mais, além de apartamentos de 44 m² a 74 m², com 1 ou 2 dormitórios (1 suíte).

A infraestrutura do local também conta com sistemas avançados de segurança, gerador de energia para as áreas comuns e espaço para um minimercado.

Assim, a excelente localização, o conforto e a praticidade que o Biarritz proporciona são diferenciais importantes, que contribuem com a valorização dos imóveis, com previsão de entrega para abril de 2025.

Hub Campolim

Localizado no mesmo bairro, mas com lançamento em breve, o Hub Campolim conta com apartamentos de 45 a 62 m², com Studio e 2 dormitórios, além de uma infraestrutura que garante praticidade e lazer a todos que o habitarem.

Sua localização privilegiada fica a poucos metros do Shopping Iguatemi, Supermercado Assaí e com acesso rápido à Rod. Raposo Tavares, tornando o empreendimento uma opção prática para os moradores e supervalorizada para quem deseja investir na região.

Assim, quando o assunto é como investir no mercado imobiliário, a Planeta tem os melhores empreendimentos para começar essa jornada. Por isso, a melhor dica que podemos oferecer é contar com todo o apoio e estrutura que uma grande empresa como a Construtora Planeta pode oferecer.

São mais de 20 anos oferecendo empreendimentos de alto padrão com o que há de melhor no quesito qualidade de vida e preços compatíveis. Além disso, nosso histórico entrega o nosso comprometimento: em todos esses anos, sempre entregamos nossos imóveis conforme prometido, sempre dentro dos prazos estipulados.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.