Na hora de comprar um imóvel, a entrega das chaves do apartamento é uma das preocupações. Com a possibilidade de atrasos, é necessário fazer uma análise detalhada para saber qual construtora é a mais adequada. No entanto, ainda há mais a considerar.

A depender da situação em que você se encontra, o procedimento realizado é diferente. Ter essa informação antes de fechar negócio é essencial para tomar a decisão correta e evitar imprevistos.

Por isso, criamos este post. Aqui, explicamos como funciona a entrega de chaves do apartamento, o que você deve avaliar e outras variáveis relevantes. Acompanhe!

O que avaliar na entrega das chaves do apartamento?

A espera pelo término da obra aumenta a ansiedade para chegar ao período de entrega das chaves. Apesar disso, o momento requer cuidado e atenção. Caso contrário, alguns reparos podem ser necessários no futuro.

Primeiramente, entenda que existem três situações distintas. A primeira é quando o cliente quitou o apartamento. Ele vistoria o imóvel a partir de agendamento prévio e, se estiver tudo certo, assina a documentação e sai com as chaves na hora.

A segunda situação é quando o cliente tem um financiamento com a construtora. O pagamento costuma ser feito durante a obra. Quando o apartamento estiver quitado, é feita uma consulta para confirmar e as chaves são entregues.

No último caso, existe um financiamento bancário. A vistoria é realizada e, com a aprovação, a documentação solicitada pelo cliente é fornecida para realizar os trâmites com a instituição financeira. Depois da autorização, as chaves são entregues.

Qualquer que seja a sua situação, é importante observar algumas questões antes de receber as chaves do apartamento. Veja quais são elas!

Vistoria do imóvel

A vistoria serve para identificar inconsistências entre o apartamento comprado e entregue. Entre os detalhes, observe:

  • esquadrias, portas e janelas;
  • piso e contrapiso;
  • parte elétrica e gás;
  • aspectos hidráulicos;
  • áreas externas;
  • paredes e teto.

Documentação

Os papéis relativos ao imóvel devem ser analisados. Um dos principais é o memorial descritivo, que sinaliza todo o empreendimento. Ali estão escritos os materiais e revestimentos utilizados e vários outros detalhes relevantes.

Além dele, o documento de quitação é outro importante para se guardar e também há o Habite-se. O documento é emitido pela prefeitura e demonstra que a obra está disponível para entrega e ocupação.

Como ocorre o processo na Construtora Planeta?

Cada momento é diferente por ter três alternativas, como destacamos. Se o imóvel estiver quitado, é mais rápido. Caso tenha um financiamento bancário é necessário que o banco libere o valor para a construtora primeiro. Somente após a liberação do valor acontece a vistoria e entrega das chaves. De toda forma, as etapas comuns são:

  • vistoria do imóvel e entrega das chaves do apartamento;
  • assinatura do termo de cessão.

Segundo o gestor de Operações da Construtora Planeta, Caio Diniz, “muita gente elogia pela qualidade do serviço e dos acabamentos. Quando temos algum cliente que já teve uma experiência negativa, mostramos que ele pode ficar tranquilo. No final, eles deixam bem claro que está tudo benfeito e cuidado nos mínimos detalhes”.

Isso acontece porque a construtora trabalha com foco em alguns valores. Durante os 20 anos de existência do negócio, os pontos principais de destaque são:

  • transparência;
  • determinação;
  • comprometimento;
  • respeito;
  • humildade;
  • ética;
  • profissionalismo.

O procedimento de entrega de chaves do apartamento e recibo de quitação é um momento de realização pessoal para o cliente. No entanto, também é importante para a Construtora Planeta, que é responsável pelo empreendimento e acompanhou todo o processo, desde o momento em que o local era um terreno vazio.

Como destaca o gestor de Operações da Construtora Planeta: “É bem satisfatório esse momento, ainda mais pela qualidade do produto que fornecemos aos nossos clientes. Alguns deles ficam emocionados de estarem recebendo as chaves, ficam felizes e agradecidos. Para nós, como profissionais, também é um momento de realização saber que o dever foi cumprido com sucesso.

Diferenciais da Construtora Planeta

Qualquer cliente que se interessa por um empreendimento da Construtora Planeta tem garantia de dois fatores: entrega no prazo e experiência de morar bem. O objetivo da empresa é atender aos anseios dos futuros proprietários. Para isso, vários aspectos são trabalhados, como:

  • acessibilidade — as áreas privativas, os acessos, os equipamentos e os ambientes são voltados para essa finalidade;
  • prazos — as entregas são cumpridas porque a construtora segue um sistema de gestão estratégica, que garante a sinergia da equipe;
  • sustentabilidade — a preocupação da viabilidade econômica com a ecológica é uma constante. Por isso, a empresa foi pioneira na instalação de painéis fotovoltaicos.

Como resultado, no momento da entrega das chaves dos apartamentos, vários feedbacks dos clientes são recebidos. De acordo com Caio Diniz: “Os clientes elogiam as áreas de lazer da construtora, pois entregamos tudo pronto e equipado. Todos os ambientes são mobiliados. Por exemplo: a academia já vem com todos os equipamentos. Os espaços específicos para crianças e adolescentes já vêm com móveis e jogos. Isso é uma coisa que os clientes falam bastante. Alguns ficam até assustados quando olham tudo pronto.”.

Como funciona a primeira entrega de chaves?

Para entender melhor esse processo, é preciso ver o case de sucesso da cliente Leila Saviolli. Ela foi a primeira entrega de chaves do empreendimento e gostou do resultado apresentado. “Eu lembro que ela ficou muito agradecida pelo que estávamos entregando, pela qualidade e pelo tratamento que demos a ela no momento da vistoria.”, destacou Diniz.

Para ela, o principal foi a liberdade de tirar dúvidas. Em uma experiência anterior com outra construtora , Leila teve dificuldades. Ela adquiriu o apartamento sem ter certeza do que queria e poderia ser feito, já que a construtora não abria espaço para questionamentos. Além disso, o processo não teve nem vistoria. “Disse que entregaram a chave, eu cheguei e não tinha nem com quem tirar dúvidas”, afirmou.

Com a Construtora Planeta foi diferente. A entrega é bem explicativa, porque o momento de entrega das chaves vai além do apontamento de algum possível defeito ou anomalia. Os profissionais explicam ao máximo a unidade, como funcionam os equipamentos e para qual finalidade cada item serve.

O resultado é um cliente mais feliz e agradecido. É o que aconteceu com Leila e também com outros que já adquiriram seu apartamento. Além disso, é possível optar pela personalização. A escolha é feita antes mesmo da entrega das chaves. Assim, o imóvel é entregue pronto e do jeito que você quiser.

Nesse caso, as alterações são realizadas de acordo com as possibilidades disponíveis e é definido um cronograma prévio. As mudanças mais comuns são referentes aos acabamentos. Ainda é possível adicionar ou remover paredes, aumentar ambientes e implementar a cozinha americana.

Com esse atendimento, o procedimento de entrega das chaves do seu apartamento é o melhor possível. Assim, você tem a melhor experiência e faz esse momento ser único.

Você também deseja comprar um apartamento personalizado, com bom acabamento e entregue no prazo? Entre em contato com a Construtora Planeta e veja as opções disponíveis!