A decoração minimalista nunca sai de moda. Esse é um daqueles estilos que volta e meia são repaginados e retornam com uma nova cara. Mais recentemente a celebridade Kim Kardashian West e seu marido rapper Kanye West terminaram a reforma na sua nova residência na Califórnia. Em vídeo, o casal mostrou o que a própria Kim descreveu como “monastério minimalista”.

O conceito de minimalismo se encaixa bem com o de um monastério, onde “o mais” é ter e ser menos. A ideia original era fazer o máximo com pouco, mas o conceito foi se modificando e, hoje, você pode encontrar belas casas minimalistas, mas que têm investimentos significativos na sua arquitetura e tecnologia.

Quer entender mais sobre as vantagens dessa decoração e saber como aplicá-la na sua casa? Então continue a leitura deste post!

Vantagens da decoração minimalista

Antes que você chame um designer de interiores para modificar tudo, vamos conhecer os motivos para usar a decoração minimalista? Abaixo explicamos melhor o que a sua casa e a sua família podem esperar desse estilo.

Cômodos mais funcionais

Mesmo que você não aplique a ideia de gastar pouco na decoração, o conceito de praticidade está embutido no décor minimalista. As funções dos ambientes serão repensadas, pois a decoração dará sentido ao que você precisa.

Um interruptor de luz, por exemplo, não apenas envia o comando para acender e desligar as lâmpadas. Seu design será pensado de acordo com a decoração e o conceito minimalista.

Os móveis planejados são bem aplicados na decoração minimalista, pois eles são projetados para guardar tudo o que você precisa. A aparência dos móveis tende a ser clean, prezando sempre pela funcionalidade — fazendo com que você tenha o que quer ao seu alcance.

Qualidade acima da quantidade

Com a ideia da disposição inteligente dos móveis, dos ambientes e de itens de decoração, é notável que a decoração minimalista opta pela qualidade. O fast shop dá lugar ao slow, sustentável e durável. Os materiais que mais são usados no estilo mínimo são o concreto cru, a madeira reflorestada ou de demolição e as pedras.

Todos essas matérias-primas têm boa duração, além de serem ótimas para valorizar o imóvel. Um ponto positivo é que esses materiais têm duplo benefício, pois são resistentes ao tempo e precisam de pouco acabamento, tornado o item parte da decoração do ambiente.

Praticidade para mudanças

O estilo minimalista para decoração é ótimo para quem gosta de mudar, pois ele é neutro e se encaixa bem com qualquer modificação que você fizer. Você pode incrementar a decoração de maneiras simples e conforme o seu humor.

Um arranjo floral em cima do aparador no corredor da sala ou um tapete novo na entrada, por exemplo, já dão novos ares ao ambiente.

Decoração atemporal

Como vimos, os materiais utilizados na decoração minimalista são de alta qualidade e durabilidade. Junte isso a uma decoração que se encaixa facilmente em qualquer estilo e você terá um ambiente ou uma casa inteiramente à prova do tempo e de modismos. Com o passar dos anos você pode apenas substituir peças-chave, acrescentando um ou outro item.

Para quem gosta do estilo barroco, as cores utilizadas no ambiente podem ir do nude aos tons pastel de marrom, terra e laranja. As paredes podem ser pintadas com tons mais sóbrios, e os tons mais marcantes você deixa a cargo de itens que podem ser modificados facilmente, como os tapetes, as almofadas e os quadros. Tudo pode ser personalizado ao seu toque e de acordo com o seu gosto.

erros-na-decoração

Dicas para aplicar a decoração minimalista

O que achou dessas vantagens para a sua casa? Veja a seguir as principais dicas de decoração minimalista que temos para você aplicar e surpreender a sua família!

As cores dizem tudo sobre você

Cada cor que você escolhe significa algo, já percebeu? Geralmente, quando estamos alegres, de bom humor ou nos sentindo mais abertos a novas experiências, temos a tendência a usar cores mais abertas e chamativas, como o amarelo, o pink e o laranja — é claro que se a cor é a sua favorita, talvez seu humor não influencie nisso.

Você pode usar seu próprio estilo para decorar o ambiente de forma minimalista. O truque principal é usar as paletas de cores, fazendo uma escala ampla dos tons que você mais gosta. A escolha deve se encaixar com o que você quer para o ambiente, fazendo você se sentir confortável e acolhido.

A praticidade deve guiar a escolha dos móveis

Os móveis — mesmo aqueles que não sejam planejados — devem ser funcionais, priorizando a praticidade na hora do uso. Para um apartamento minimalista, por exemplo, seria interessante a cama com baú, pois basta levantar o colchão e você tem um armário enorme para guardar as cobertas de inverno e os travesseiros extras.

As luzes importam em qualquer decoração

A iluminação natural é fundamental para o ambiente minimalista, mas quando não for possível usar a luz do dia, podemos ter à disposição lâmpadas de LED da cor branca, pois são mais próximas da luz que recebemos do sol.

O posicionamento dos focos de luz também é importante, então pense em colocá-los em pontos estratégicos, para iluminar o suficiente sem exagerar.

O minimalismo também significa luxo

O luxo minimalista está nos detalhes e no valor das peças. Além disso, a tecnologia envolvida no processo de criação e desenvolvimento dos ambientes também conta como um investimento. Casas com entradas USB na parede, posicionados logo atrás do sofá ou poltrona, já fazem parte da decoração mínima moderna. Além disso, a fiação é toda interna, diminuindo a poluição visual do ambiente.

A rotina das grandes cidades nos tira o tempo, que é o nosso bem mais precioso. Com o conceito do minimalismo aplicado na decoração, podemos incluir tecnologias e móveis práticos e funcionais, além de colocar estrategicamente cada coisa em seu lugar. Tudo isso torna a decoração minimalista importante para as residências modernas.

Esse ar mais clean nos cômodos ajuda a destacar aquele quadro que você comprou na última viagem ou a escultura escandinava que você ganhou de presente de um amigo. A decoração minimalista atrai muitas pessoas por sua atemporalidade, mas também porque ela destaca o que há de melhor em uma casa: as pessoas que se juntam para aproveitar o conforto do lar e ter um tempo de qualidade com a família.

Quer conhecer mais dicas de decoração para a sua casa? Veja nosso artigo para combinar cores na decoração dos ambientes!