Você já reparou o quanto a nossa rotina está cada vez mais corrida? São tantas obrigações que, em muitos casos, as 24 horas de um dia não são o suficiente. Por isso, tornou-se essencial encontrar meios para deixar a nossa vida mais prática — o que reflete em nosso lar, pois é preciso decorá-lo de maneira inteligente.

Diante dessa necessidade, as cozinhas modernas e funcionais se transformam em uma ótima opção para quem deseja sofisticação e praticidade. Muito mais do que compor um ambiente seguindo as características de um determinado estilo de decoração, essa composição otimiza o espaço desse cômodo, de modo a proporcionar mais conforto e facilitar a rotina dos moradores.

Continue a leitura deste artigo e descubra um pouco mais sobre como é possível deixar a sua cozinha moderna e funcional. Vamos lá?

O que são as cozinhas modernas e funcionais?

Basicamente, o estilo moderno é caracterizado por sua simplicidade e praticidade. Explorando o máximo do conceito “menos é mais”, o modernismo utiliza-se de uma decoração funcional, em que nenhum elemento é desnecessário.

Avesso ao exagero — muito comum nos estilos anteriores — e abusando das linhas simples, o estilo moderno usa tecnologia para proporcionar mais sofisticação a um ambiente. Isso torna a decoração marcada pela harmonia entre os diversos elementos do cômodo. Com isso, torna-se viável utilizar de maneira bonita o vidro, o aço inoxidável, o concreto e o acrílico.

Além disso, o estilo moderno é caracterizado pela integração de ambientes. Com isso, muitas paredes deixaram de existir, transformando a cozinha em um cômodo social. Agora, ao receber convidados, é possível ao anfitrião participar da reunião enquanto prepara os alimentos.

Quais são as principais características desses modelos de cozinha?

Como é possível perceber, a simplicidade é uma das marcas do estilo de decoração moderno. Entretanto, essa não é a sua única característica. A seguir, listamos os principais aspectos presentes nas cozinhas decoradas dessa forma.

Melhor aproveitamento da luminosidade natural

Dentre as várias características presentes em uma cozinha moderna, a luminosidade é uma das mais marcantes. Afinal, ao valorizar a luz ambiente, é possível deixar os cômodos mais claros, além de proporcionar uma sensação de maior amplitude. Não é por acaso que esse estilo é muito utilizado na decoração de espaços pequenos.

Para aproveitar o máximo da luminosidade natural, é recomendado a construção de grandes janelas, a utilização de materiais que refletem a luz e o uso de cores claras.

Uso de tons neutros

O uso de tons neutros é uma outra característica que está muito presente nas cozinhas modernas. Geralmente, o uso de uma paleta de cores sóbria — como brancos, bejes e cinza — são fáceis de decorar e proporcionam uma atmosfera mais tranquila ao ambiente.

Com isso, caso o ambiente seja pequeno, o ideal é utilizar uma tonalidade clara para criar uma sensação de mais espaço. Já para as cozinhas maiores, é possível arriscar tonalidades escuras para criar um ambiente aconchegante.

Prioriza a funcionalidade dos elementos

Devido ao fato do estilo moderno se basear no conceito de “menos é mais”, todo elemento da decoração da cozinha deve apresentar alguma utilidade. Por isso, é recomendado escolher móveis multifuncionais, que otimizam o espaço.

Existência de ambientes integrados

Nos últimos anos, consolidou-se no mercado da construção civil a integração de ambientes. Isso se deve muito à influência do estilo moderno, pois ele preza pela interação e convivência das pessoas. Logo, uma cozinha moderna tende a ser integrada às salas, seja ela de jantar ou de estar. Além disso, pelo fato de não existirem muitas paredes, essa integração proporciona uma sensação de amplitude.

Uso de linhas retas

A decoração moderna é caracterizada pela simplicidade de seus elementos. Logo, é comum encontrar nas cozinhas quem empregam esse estilo o uso de elementos que apresentam linhas retas, o que contribui para a criação de um ambiente mais leve, clean e uniforme. Outro ponto presente nas cozinhas modernas é a ausência de puxadores. Caso existam, eles tendem a ser bastante discretos.

Emprego de materiais modernos

Por final, o uso de materiais modernos é uma outra importante característica desse estilo de decoração. Assim, para propiciar a neutralidade, a limpeza e o visual próprios do modernismo, é comum encontrar nas cozinhas elementos que utilizam vidro, acrílico e aço inox.

O que pode ser automatizado em uma cozinha moderna?

Nos últimos anos, com a evolução da Internet e da tecnologia da informação, surgiram diversas soluções que prometem facilitar a rotina das pessoas. Dentre elas, a automatização residencial deixou de ser algo existente apenas na ficção científica e se tornou presente nos lares modernos. Essa tecnologia pode ser integrada nas cozinhas modernas, uma vez que o uso de eletrodomésticos fazem parte desse estilo de decoração.

Assim, é possível automatizar os seguintes elementos de uma cozinha moderna:

Iluminação

Com a automatização residencial, é possível fazer com que a iluminação de uma cozinha acenda automaticamente, seja por meio da presença de uma pessoa ou de um comando de voz. Além disso, com simples configurações feitas em um smartphone, pode-se ajustar a intensidade e a cor das luzes, de modo a deixar o ambiente mais aconchegante.

Eletrodomésticos

Uma das maiores vantagens da automatização residencial é a possibilidade de configurar os eletrodomésticos para funcionarem sozinhos. Assim, com simples comandos, é possível fazer com que a cafeteira funcione no exato momento em que o usuário acordou e deixou a sua cama. Outro benefício é ser avisado por mensagem telefônica que a geladeira ficou com a porta aberta ou se está acabando o gelo.

Segurança

Além de facilitar a rotina dos moradores, a automatização residencial proporciona mais segurança para a residência. Ao conectar o monitoramento eletrônico na Internet, o morador consegue saber o que está acontecendo em sua residência em qualquer lugar do mundo. Além disso, é possível ter um maior controle sobre as pessoas que entram e saem do imóvel. Afinal, com fechaduras eletrônicas é possível fazer esse tipo de registro.

Como podemos perceber, existem diversas maneiras de deixar as cozinhas modernas e funcionais. Para isso, basta decorá-la utilizando as características desse estilo e utilizar elemento que facilitam a rotina dos moradores.

Gostado dessas dicas? Então que tal seguir o nosso perfil no Instagram e curtir nossa página no Facebook? Assim, você ficará sabendo em primeira mão das últimas novidades de nosso blog.