Uma das melhores formas de ter conforto e sofisticação no seu lar é investindo em uma cozinha planejada. Nós não temos dúvidas de que essa alternativa, além de otimizar seu espaço, fornece praticidade e funcionalidade em um ambiente altamente utilizado, melhorando a sua qualidade de vida e aprimorando o preparo de alimentos saborosos.

Além desses benefícios, existem diversas vantagens que você conquista ao ter uma cozinha planejada, como a personalização do ambiente e a valorização do imóvel. Para saber mais sobre cada uma delas, continue lendo nosso post! Nele, falamos sobre os principais motivos para você ter um ambiente planejado no seu lar.

O que é uma cozinha planejada?

Antes mesmo de conhecer as principais vantagens de ter uma cozinha planejada, é importante identificar o seu conceito. Muitas pessoas acreditam que ela é feita somente com arquitetos ou designers de interiores que produzem móveis sob medida, mas isso não é uma verdade absoluta.

Além de ter a possibilidade de utilizar o mobiliário feito sob medida, isto é, aquele que é projetado do zero por uma equipe qualificada, você pode montar a sua cozinha com móveis planejados. Esses, por sua vez, são produzidos com módulos pré-fabricados que encaixam entre si e podem ser finalizados com os acabamentos escolhidos por você e sua família.

Em outras palavras, a sua cozinha será única independentemente da modalidade escolhida. Porém, uma demanda mais tempo de produção para construir a mobília, enquanto que a outra oferece maior rapidez de entrega. Para escolher entre as duas, é importante pesar os prós e contras e avaliar o custo-benefício não só da mão de obra como também dos materiais escolhidos.

Com isso definido, você pode começar a montar o seu ambiente planejado. Assim, como o próprio nome aponta, ele é feito a partir das dimensões disponíveis, de suas preferências, do material, da disposição dos móveis e, é claro, da efetividade de movimentação e do preparo de alimentos.

Quais são seus diferenciais?

Agora que você já sabe o que caracteriza a sua cozinha, que tal identificar seus diferenciais e decidir se vale a pena investir em um ambiente planejado? Como comentamos, existem muitos benefícios oriundos desse tipo de projeto, seja utilizando móveis sob medida, seja aplicando os pré-fabricados.

Um dos melhores exemplos sobre as vantagens desse modelo arquitetônico é o preparo de alimentos: imagine que você é a pessoa que mais cozinha na sua casa. Diariamente, é preciso encontrar ingredientes para compor receitas especiais que todos gostam.

Uma excelente forma de conciliar a culinária com uma rotina atarefada é apresentando móveis e eletrodomésticos que aumentam sua produtividade na cozinha, certo? Agora, imagine que os armários são muito altos e você não consegue alcançá-los com facilidade. Ainda, a bancada para preparar os ingredientes fica longe da pia e do fogão.

Como consequência, você precisará de uma escada para alcançar os condimentos ideais, além de ir e voltar com frequência para lavar, cortar e aquecer cada prato. Por outro lado, se o seu ambiente for planejado, essa perda de tempo não acontecerá, visto que cada móvel é estrategicamente posicionado para facilitar a sua vida.

Assim, é possível perceber que a cozinha planejada traz benefícios não só estéticos, já que corrobora com o seu senso decorativo, mas principalmente práticos, não é mesmo? Bom, sem mais delongas, que tal conhecer os principais diferenciais de um ambiente planejado? Acompanhe!

Personalização e funcionalidade

Como você já deve ter percebido, personalização e funcionalidade são palavras de ordem em cozinhas planejadas. Afinal, elas são desenvolvidas a partir do estilo de vida e necessidades que você apresenta, sendo possível escolher entre portas e gavetas, aberturas tradicionais, de correr ou basculantes e peças retráteis ou embutidas.

Indo mais além, você consegue escolher a tonalidade de cada detalhe a fim de padronizar um ambiente de acordo com a decoração escolhida. Isso garante um espaço sofisticado, confortável visualmente, que corrobora com a sua personalidade e, de quebra, com peças ideais para cozinha.

Praticidade no dia a dia

Você lembra do exemplo que comentamos no início deste tópico? Os ambientes planejados, sobretudo as cozinhas, oferecem praticidade no dia a dia ao economizar tempo no preparo de alimentos e organizar o cômodo de forma rápida e eficiente. Nesse sentido, cada integrante da família pode utilizar o espaço com mais facilidade.

Para que isso seja viável, é fundamental escolher móveis e materiais de qualidade, tendo em vista que eles apresentam uma vida útil superior aos equipamentos são indicados para ambientes culinários.

Qualidade no acabamento

Nós sabemos que as cozinhas precisam apresentar um bom acabamento, não é mesmo? Por ser um ambiente que envolve gordura, umidade e vapor, é fundamental ter móveis que não são danificados ao entrar em contato com essas variáveis. Por isso, as mobílias planejadas são excelentes alternativas para manter a sua cozinha sempre limpa.

E mais: isso aumenta a vida útil do ambiente, protegendo os eletrodomésticos e evitando as reformas que, muitas vezes, podem aparecer pelo mau uso dos materiais. Para finalizar, você também consegue acabamentos que corroboram com a decoração escolhida e mantém esse cômodo sempre sofisticado e combinando com sua personalidade.

Assim, os móveis planejados são desenvolvidos com MDF e MDP, simulando a aparência natural da madeira e garantindo bons acabamentos. Vale lembrar, no entanto, que cada um apresenta funcionalidades distintas: enquanto o MDP é indicado para modelos retos, como portas e prateleiras, o MDF pode — e deve! — ser utilizado em formas arredondadas que fornecem riqueza nos detalhes, já que é um material mais trabalhado.

Valorização do imóvel

Para concluir, não poderíamos deixar de falar da valorização dos imóveis. Atualmente, casas e apartamentos que têm ambientes planejados apresentam um valor superior no mercado, visto que oferecem aos futuros moradores todos os benefícios que você conferiu. Isso faz com que a venda ou aluguel seja facilitada.

Além disso, muitas famílias dão preferência a imóveis que apresentam esse tipo de projeto, pois facilita o dia a dia. Assim, mesmo que o valor seja mais alto, é comum encontrar pessoas interessadas nesse diferencial.

Por que a otimização de espaço é importante?

Você já deve ter percebido que a otimização de espaço é um dos principais benefícios da cozinha planejada, não é mesmo? Afinal, com móveis que se encaixam perfeitamente em cada canto do ambiente, você tem mais área de movimentação sem perder de vista a sofisticação e a funcionalidade desse cômodo.

Nesse sentido, planejar a sua cozinha oferece a possibilidade de criar espaços integrados para o fogão, geladeira e outros eletrodomésticos, evitando a perda espacial e garantindo um ambiente que seja coerente com o seu estilo de vida. Indo mais além, você também consegue deixar a região organizada e decorada da maneira que achar melhor.

Mas, então, será que vale a pena investir na cozinha planejada em casas ou apartamentos grandes? A resposta é sim. Nos ambientes com mais espaço, é comum perder-se entre tantas possibilidades e montar um cômodo com móveis maiores ou até mesmo com armários que não terão uso.

É por isso que a otimização vai muito além da ampliação do ambiente, interferindo na organização do seu lar, na funcionalidade dos equipamentos e no aproveitamento de todo o cômodo por você e sua família.

A cozinha planejada é uma excelente alternativa para conquistar personalização, sofisticação, conforto e, sobretudo, praticidade no seu dia a dia. Para usufruir de todas essas vantagens, é fundamental encontrar uma equipe com profissionais qualificados que realizam trabalhos de reforma e construção com ética e respeito às suas preferências, combinado?

Se você gostou das nossas dicas e não quer perder nenhuma atualização na área, assine a nossa newsletter! Enviamos materiais gratuitos para você estar por dentro do universo arquitetônico, construtivo e decorativo!