Coworking em condomínios: como aliar qualidade de vida e trabalho?

Diferenciais

Quando procuramos um apartamento para morar, é natural que nossas escolhas sejam um reflexo do nosso estilo de vida.

E quem não se interessa por um prédio que, além da moradia, ofereça outras comodidades, como área de lazer completa e academia? Para deixar tudo ainda mais prático, as construtoras estão investindo também no coworking em condomínios.

Mesmo que você não saiba ao certo o que isso significa, com certeza já ouviu falar em escritórios compartilhados — e é justamente essa a proposta do coworking.

No caso dos condomínios residenciais, o diferencial está em compartilhar o espaço do escritório a poucos metros de casa, sem se preocupar com o trânsito ou com a perda de foco. É ou não uma ideia sensacional?

Acompanhe a leitura e conheça outras vantagens dos coworkings residenciais para garantir aquele apartamento pronto para morar!

Como surgiu o conceito de coworking?

Esse modelo de trabalho é recente e surgiu, sobretudo, a partir da iniciativa de profissionais independentes que valorizam a inovação e a troca de experiências no ambiente corporativo.

Afinal, em um escritório compartilhado fica muito mais fácil se relacionar com as pessoas, fortalecendo o seu networking com gente da área ou de outros segmentos.

Geralmente, esses espaços são moldados de forma que você só precise levar o seu notebook, sentar e trabalhar. As estações de trabalho e as instalações de internet e energia elétrica, por exemplo, já estarão prontas para o uso. Ou seja, é praticidade pura.

Apostando nessa tendência, as construtoras mais renomadas resolveram trazer os coworkings também para dentro dos condomínios, como uma área comum do prédio, com regras preestabelecidas.

Assim, os moradores que já trabalham no modelo home office ou que necessitam de um cantinho específico para tocarem seus projetos pessoais, passam a contar com um ambiente em potencial para isso. E o melhor: a poucos passos de casa.

Quais são as vantagens do coworking em condomínios?

Já demos algumas pistas sobre como é vantajoso trabalhar em um coworking. Até porque, com uma rotina cada vez mais atribulada, não dá para perder preciosas horas no trânsito entre o apartamento e o escritório, concorda? Essa é, sem dúvidas, a maior vantagem do coworking em condomínios. Mas não para por aí! Vamos a outras:

Conforto e flexibilidade para trabalhar no modelo home office

O modelo de trabalho home office, que já se consolidou em vários segmentos, passa a ser ainda mais interessante com a proposta do coworking no prédio.

Isso porque, quando trabalhamos diretamente de casa, nem sempre conseguimos manter o foco e a concentração 100% do tempo. É comum nos distrairmos com alguma tarefa doméstica ou mesmo com a rotina das outras pessoas na casa.

Porém, quando o condomínio oferece um espaço específico para o trabalho, a coisa muda de figura: você resolve o problema da procrastinação de uma vez por todas e passa a se dedicar muito mais aos seus compromissos profissionais.

A lógica é esta: mesmo que você tenha um escritório completo dentro de casa, começa a ser mais vantajoso ir para o escritório do prédio porque lá você se concentra melhor e, consequentemente, produz mais.

Cozinha com cafezinho para o intervalo

Além de todo o maquinário necessário — mesas amplas, estações de trabalho, cadeiras confortáveis etc. — os ambientes de coworking em condomínios costumam oferecer também espaço para lanches, com geladeira, micro-ondas, máquinas de café etc.

Dessa maneira, não é preciso nem sair do local para fazer aquele intervalinho rápido para o café. O resultado? Você terá uma rotina menos estressante e poderá fazer pausas sempre que necessário, pois sabe que não perderá tempo transitando para lá e para cá.

Apenas lembre-se de verificar as regras do local, visto que, por ser um espaço compartilhado, não dá para deixar seus pertences espalhados de qualquer jeito ou muito menos louças sujas na cozinha. Se todos tiverem bom senso, a convivência será a melhor possível.

Internet rápida e de fácil acesso

Além do conforto das estações de trabalho e da possibilidade de interagir com os projetos dos colegas mais próximos, outro enorme benefício dos coworkings é a velocidade da internet e o acesso garantido.

Como esses ambientes são projetados com o objetivo de ser um local de trabalho, dificilmente a internet será ruim ou as instalações apresentarão falhas.

Portanto, você pode ficar tranquilo quanto à qualidade dos serviços de telefonia e conexão disponíveis, pois eles serão só um atrativo a mais para você se tornar ainda mais produtivo nesse espaço.

Sala de reuniões completa

Os condomínios mais elaborados oferecem locais de coworking que prezam pela mesma infraestrutura. Então, se você mora em um prédio de médio ou alto padrão e ele oferece espaço para escritório compartilhado, pode saber que esse local não deixa a desejar.

Além das instalações prontas para uso, poderá haver também cozinha planejada, sala de reuniões completa e até mesmo espaço para receber clientes com mais conforto e privacidade.

Nesses casos, reforçamos que é preciso certificar-se sobre as regras do seu condomínio para saber as funcionalidades que o coworking oferece e qual o procedimento para utilizá-las. A sala de reunião, por exemplo, costuma estar sujeita a agendamento prévio.

Networking garantido

Desde que o conceito de coworking surgiu no mercado, o networking figura como um dos maiores atrativos da modalidade. É simples entender o porquê: se você trabalha em um escritório compartilhado, obviamente a relação com os demais segmentos profissionais será mais próxima.

E isso possibilita que você aumente consideravelmente a possibilidade de conhecer gente de vários ramos e interagir com novos projetos. Mais uma vez, é o fim de uma preocupação muito comum a quem trabalha em modelo home office, aquela relacionada à vida social.

No espaço de coworking em condomínios, você mantém a comodidade de ter o lar por perto, mas, ao mesmo tempo, garante a socialização necessária no ambiente corporativo. Assim, fica muito fácil aliar qualidade de vida e troca de experiências profissionais.

Viu só? Se você ainda não estava por dentro dessa tendência, depois da leitura deste post não restam dúvidas sobre o potencial do coworking em condomínios, especialmente se a sua rotina permite essa flexibilidade.

Inclusive, até mesmo quem trabalha fora, reconhece a importância de ter local de trabalho no prédio, seja para estudar, seja para tocar aquele projeto pessoal que demanda concentração e privacidade.

Se você gostou da ideia, saiba que a Construtora Planeta tem no catálogo opções de condomínios com coworking e diversas comodidades que cabem no seu bolso.

Então, aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.