Construtora Planeta completa 22 anos fazendo história na vanguarda da construção civil brasileira

Imprensa

Além de mais de duas décadas de operação, empresa comemorará em setembro deste ano a expressiva marca de 53 empreendimentos entregues dentro do prazo, contabilizados desde o início da empresa em 1998

Referência de alta qualidade e confiabilidade na construção civil nacional, a Construtora Planeta completa 22 anos de fundação. Criada em Alfenas (MG) em 1998, logo a empresa concentraria suas operações em sua sede atual, na cidade de Sorocaba (SP), onde cresceu criando projetos de sucesso e contando sempre com a expertise e a dedicação de uma equipe multiprofissional focada em garantir resultados altamente satisfatórios. 

Segundo o presidente e fundador da empresa, Ricardo Guimarães, a escolha por Sorocaba se deu por causa do perfil da cidade e localização. “A cidade está estrategicamente situada muito próxima à capital, o que atrai investidores que buscam imóveis no interior, e fica em um eixo de municípios que tem grande representatividade no PIB do Estado. Além disso, levamos em conta a qualidade de vida e potencial de crescimento. Sorocaba é uma cidade grande e bem desenvolvida, mas que ainda preserva ares interioranos”, diz Ricardo. 


Construtora Planeta

 

O começo 

A história de Ricardo no ramo empresarial começou com uma rede de lojas de moda e esporte em Minas Gerais, como ele mesmo explica: “Trabalhando no comércio, começamos a investir na compra de terrenos para construção de casas para venda. Após cerca de 4 anos, quando o negócio foi ficando mais profissional, decidimos que era hora de criar a empresa. Os planos já eram um pouco ambiciosos e o deseja era de que a empresa fosse longe”.

Segundo Ricardo, a escolha pelo nome da empresa foi cuidadosa. “Mediante pesquisa, selecionamos cerca de vinte nomes. Todos diferentes do que as empresas do setor adotavam, quase sempre siglas ligadas à engenharia. Planeta acabou sendo escolhido por ser um nome simpático, alegre, abrangente e otimista, muito ligado à nossa pratica pessoal de amor à natureza e preocupação com a sustentabilidade. Isso em 1998”.

O divisor de águas da empresa aconteceu em 2002, conta Ricardo. “Naquele ano tomamos a decisão que faria toda a diferença na história da Planeta. Atuando em uma cidade com cerca de 70 mil habitantes, nosso crescimento ficava limitado e não queríamos nos espalhar horizontalmente em diversas praças pequenas. Então, mediante pesquisas, selecionamos as 20 melhores cidades de porte médio na região sudeste do país para nos estabelecermos. Depois de alguns meses de pesquisa e de visitar a maioria delas, escolhemos Sorocaba”, afirma o empreendedor.

Ricardo diz que, graças à escolha por Sorocaba, a empresa se tornou o que é hoje. “A decisão se mostrou acertada, pois aqui, por meio de um trabalho sério e ofertando produtos inovadores, a Planeta adquiriu confiança e credibilidade”, conta, comemorando uma marca histórica da empresa. “Após 22 anos de trabalho árduo e muita dedicação, temos o orgulho de contabilizar a expressiva marca de 53 empreendimentos entregues dentro do prazo, desde quando começamos em 1998. Esse marco será alcançado agora em setembro, com a entrega do edifício Dijon”, celebra.

‘É Planeta, pode confiar!’

Sorocaba também é responsável pela criação do slogan da empresa “É Planeta, pode confiar!”. Curiosamente, o slogan surgiu de forma espontânea entre os próprios clientes que, satisfeitos com os empreendimentos entregues, faziam este elogio à empresa. “O slogan da Planeta nasceu espontaneamente entre os próprios clientes, por isso decidimos adotar a frase”, diz Ricardo.  


Ricardo Guimarães, presidente e fundador da Planeta

 

O empresário acredita que há um propósito maior por trás da história da empresa. “Não somos abençoados por acaso e sim porque Deus espera algo a mais de nós. O que me motiva é saber que temos centenas de pessoas empregadas direta e indiretamente na empresa. Somos uma organização que busca ajudar o maior número de pessoas possível e isso tem nos ajudado muito até aqui”, afirma. 

Valorização do capital humano

Ao longo destes 22 anos, milhares de vidas foram impactadas positivamente pela Planeta. Sejam famílias que realizaram o sonho da aquisição do imóvel, sejam profissionais que construíram sua história junto com a construtora. É o caso do mestre de obras Carlos Roberto Santana, que, por meio do seu trabalho na empresa, realizou o sonho de estudar os filhos – um formou-se engenheiro e outro cirurgião-dentista. “A Planeta é como se fosse a minha família”, diz ele, que nos últimos 13 anos trabalhou em 10 empreendimentos da construtora.

O alto índice de satisfação dos colaboradores e o bom clima organizacional fizeram com que a Planeta se classificasse entre as 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar em 2019, segundo pesquisa da revista Guia Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). 

Para o presidente da Planeta, o corpo de colaboradores representa o ativo mais valoroso da empresa. “Nossos colaboradores das obras e das unidades administrativas constituem a engrenagem responsável pelo bom andamento da nossa organização. Sem a força de trabalho deles nada seria possível e, na Planeta, os princípios morais dos fundadores deram origem à linha diretora que tão bem conduziu o corpo colaborativo ao longo dos anos. Talvez este seja o segredo do nosso sucesso, aliado ao compromisso com nossos clientes”, destaca. 


Carlos Weizenmann, diretor administrativo e financeiro da Planeta

 

Juliana Miguel é gerente de Controladoria da Planeta há 12 anos. Veio de Alfenas para integrar o time quando ele ainda era pequeno e o viu crescer e se fortalecer. “Me sinto honrada em fazer parte dessa história de sucesso. Quando vim para cá a empresa era pequena, não era conhecida na cidade, tínhamos apenas mais uma funcionária no escritório, além de mim, e hoje ver tudo que se tornou é motivo de muito orgulho”, diz ela. 

Ellen Rodrigues, gerente comercial, está há 11 anos na Planeta e diz que o sentimento após tantos anos é de gratidão. “Há 11 anos, o Ricardo me acolheu e acreditou em meu potencial. Na empresa me desenvolvi profissionalmente e como ser humano, sou muito feliz e tenho orgulho de fazer parte desta linda história”.

O desenvolvimento dos profissionais que trabalham na Planeta é levado tão a sério que a diretoria criou uma escola de liderança, a Academia Planeta, à disposição de todos que buscam excelência na execução dos seus trabalhos.

Valores da empresa: um dos segredos do sucesso

Transparência, determinação, comprometimento, respeito, humildade, ética e profissionalismo são os valores adotados pela Construtora Planeta desde os primórdios da empresa, nos idos de 1998. Ricardo diz que foi seguindo esses valores que a Planeta conquistou o lema “É Planeta, pode confiar!”, criado pelos próprios clientes. “Toda empresa precisa conquistar confiança. Aconteça o que acontecer, temos que cumprir o que foi combinado com o cliente. E, se possível, surpreendê-lo. Foi agindo assim que chegamos até aqui e essa é a base para o nosso futuro”. 

O diretor-executivo da Construtora Planeta Sandro Souza é um dos membros mais experientes da empresa. Juntamente com Ricardo, participou ativamente do processo de expansão e crescimento da construtora na cidade de Sorocaba. Sandro destaca a importância de se manter os valores da empresa como base para todos os trabalhos desenvolvidos, sejam eles com os colaboradores ou com os clientes. “Pela prática recorrente de nossos valores que hoje somos reconhecidos pelo mercado como uma empresa sólida, com uma marca de credibilidade, resultando em crescimento sustentável. Em todos esses anos, sempre nos preocupamos em disseminar nossa cultura em todos os níveis da empresa. Isto é motivo de grande orgulho e satisfação”, afirma.  

José Mauro, atualmente sócio e membro do conselho de administração da empresa, dirigiu por anos os departamentos de marketing administrativo. Há mais de 20 anos na empresa e que também participou ativamente de seu desenvolvimento, enfatiza que uma das principais virtudes da organização é a honestidade. “Ela rege todas as relações de trabalho, a execução das obras e garante a qualidade e o resultado que o cliente quer e merece. Trabalhamos com pessoas que têm como valores a humildade, a garra e o comprometimento. Além disso, nosso lema é sermos melhores a cada novo empreendimento, mesmo em períodos de crise. Nossa atitude é sempre enfrentar as dificuldades de cabeça erguida, sem nos abater”, afirma. 


Marcos Antônio Barbosa, gerente de operações da Planeta

 

Marcos Antônio Barbosa, gerente de Operações, está há 21 anos na empresa e participou do início da trajetória da construtora em Minas Gerais. “Estar à frente dos projetos da Planeta é uma honra e satisfação imensurável. Ser Planeta é ter um novo significado de vida a cada dia, é ter sempre bons e novos motivos para acordar e trabalhar incessantemente em prol de um ideal maior de realização de sonhos. Estou na empresa há 21 anos e todo dia é uma nova oportunidade de fazer diferente, melhor, sempre pensando em um bem comum. Sou grato à Planeta por todos estes anos de muito trabalho e realizações”, afirma.

Pontualidade e compromisso com o cliente

Clientes Planeta são categóricos ao afirmar: além da alta qualidade dos empreendimentos, a pontualidade e seriedade da empresa os motivam a investir em seus produtos. Nestes 22 anos de história foram 53 empreendimentos construídos em Sorocaba, todos entregues dentro do prazo – número que será alcançado em setembro com a entrega do edifício Dijon – e com a qualidade e confiança que se tornaram marcas registradas da Planeta. “Cada entrega de empreendimento é um fato marcante, inspirador e motivacional, pois ver a satisfação do cliente recebendo a sua unidade da forma que sempre desejou – dentro do prazo e com qualidade – me deixa muito feliz”, declara o diretor-executivo, Sandro Souza. 


Henrique Penteado, diretor comercial da Planeta

 

O diretor de Operações da Planeta, Guilherme Granha, destaca a satisfação de estar na empresa há 20 anos. “Sou um privilegiado por participar dessa linda história e poder assistir à evolução da empresa nesse período”. Guilherme fala também sobre o diferencial da Planeta, que assumiu para si a missão de realizar sonhos cumprindo rigorosamente prazos de entrega e nível de qualidade. “Esses são os nossos diferenciais, eles nos trouxeram até aqui. É uma responsabilidade muito grande, mas da mesma forma que ela nos desafia, ela nos motiva”, explica. 

Busca incessante por crescimento e inovação

“A cada dia nos reinventamos para que possamos continuar em nosso mais alto patamar de qualidade, fazendo com que a Planeta mantenha os mesmos padrões de produto e atendimento. Estar à frente da administração de uma empresa como a Planeta é gratificante e ao mesmo tempo um desafio constante, pois exige cuidar de uma série de fatores que garantam o fluxo de informações e atitudes para que a empresa flua da melhor forma possível”, afirma Carlos Weizenmann, diretor-administrativo e financeiro da empresa. 

Carlos se sente grato em comemorar os 22 anos de história. “Sinto-me lisonjeado em poder fazer parte das comemorações desta data tão importante para a empresa que me acolheu de braços abertos e que é referência em nossa região. É uma data a ser comemorada por todos os colaboradores, pois são profissionais como os da Planeta que sonham os nossos sonhos e nos ajudam a colocar em prática. Estou muito feliz em fazer parte destas comemorações”, diz.

Em 22 anos de atuação, importantes empreendimentos foram concretizados pela Planeta em meio ao dinamismo de um mercado que sempre coloca a capacidade de gestão e inovação à prova. Em fevereiro deste ano, a empresa lançou aquele que é considerado o mais audacioso produto de seu portfólio: o luxuoso e arrojado Ícone Planeta, maior edifício do interior do país, com 141 metros de altura. Trata-se de um dos mais sofisticados e opulentes empreendimentos já construídos no interior do Brasil, consolidando o Estado de São Paulo como um dos polos do mercado imobiliário nacional.

Seu nome não foi escolhido por acaso: a ideia é que ele seja icônico, referência e modelo no céu de Sorocaba. “O Ícone sempre esteve em nossos sonhos. Buscávamos um produto inovador e diferente de tudo o que já se viu. Nosso desejo era construir o prédio mais alto da cidade, mas fomos além e, com a parceria e apoio de profissionais altamente capacitados, criamos um dos maiores edifícios do país”, afirma Ricardo Guimarães.

Responsabilidade social levada a sério

A Planeta assume o papel que lhe cabe enquanto empresa atuante e responsável socialmente na comunidade onde está inserida. Comumente, a organização realiza ações em prol da população por iniciativa e esforços próprios e também em parceria com o poder público. Entre as ações mais recentes, a doação de 15 mil máscaras de proteção contra o coronavírus à população de Sorocaba por meio do projeto “Máscara Legal”, da Prefeitura. 

Em abril, a Planeta realizou doações para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Sorocaba voltada a pacientes da Covid-19. Entre os equipamentos e serviços doados estão instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado para correta e adequada climatização do ambiente dedicado ao tratamento à Covid-19 e suportes para soro, entre outros itens essenciais ao tratamento dos pacientes. O montante das doações totalizou o valor de R$ 20 mil. 


José Mauro Couto, sócio e membro do conselho administrativo da Planeta

 

Em junho, a construtora realizou a doação de R$ 10 mil ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil – GPACI, de Sorocaba (SP). O hospital utilizou o recurso para aquisição de 2.330 aventais descartáveis – materiais essenciais para o atendimento aos pacientes. “Acreditamos que toda empresa tem uma função social. Está em nosso DNA ajudar os mais necessitados e contribuir efetivamente com a comunidade”, afirma Ricardo Guimarães.

A responsabilidade social da Planeta se estende também a clientes, colaboradores e fornecedores. Com o anúncio da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano, a primeira atitude da construtora foi proteger seus colaboradores – imediatamente todas as pessoas que estavam no grupo de risco foram afastadas, tendo seus salários mantidos. A empresa também adotou uma série de medidas de proteção e contenção à pandemia nos canteiros de obras, nas unidades administrativas e nos plantões de vendas. 

Entre as iniciativas criadas pela empresa, um tour virtual de 360° para que o cliente, do conforto e segurança de sua casa ou escritório, conheça todo o portfólio de produtos da construtora e seus apartamentos decorados. O cliente tem a opção, ainda, de receber atendimento exclusivo para esclarecimento de dúvidas e solicitações de informações por meio de plataformas virtuais como Zoom, Skype e Google Hangouts.

Além disso, eventos que antes da pandemia eram realizados presencialmente e com a presença de público, agora são promovidos a distância, respeitando as regras de isolamento social decretadas pelas esferas municipal e estadual. É o caso dos meetings de vendas, que passaram a ser transmitidos virtualmente a imobiliárias e corretores parceiros a fim de que a força de vendas da construtora não pare. Da mesma forma, assembleias de entrega e constituição de condomínio agora são realizadas remotamente, transmitidas em tempo real a clientes e colaboradores por meio de uma plataforma digital, de modo que o condomínio seja oficialmente entregue e iniciado sem que haja, contudo, aglomeração de pessoas.

Os plantões de vendas continuam funcionando, mas com atendimento agendado e individualizado, obedecendo as diretrizes que preveem o fim da aglomeração de pessoas em um mesmo local. Para garantir a segurança de clientes e colaboradores, adotaram-se práticas como aferição de temperatura, toda a equipe Planeta utiliza máscaras de proteção, obediência à distância mínima necessária e disponibilização de dispensers de álcool em gel, entre outras medidas de prevenção.

Zelo e compromisso reais com o meio ambiente

O zelo e a preocupação com o meio ambiente são reais e genuínos na Construtora Planeta. A sustentabilidade está no DNA da construtora e, por isso, a empresa investe em soluções ecologicamente corretas já na fase de obras dos empreendimentos, estendendo-as e as aperfeiçoando posteriormente nos condomínios entregues e habitados.

O nome “Planeta” não nasceu por acaso. Um dos valores da construtora, e também sua missão, é contribuir com o desenvolvimento urbano, gerar emprego, fortalecer a economia e realizar o sonho das famílias sem, contudo, abrir mão de seu compromisso e responsabilidade socioambientais, crescendo de maneira sustentável, consciente, responsável e ordenada em consonância com as questões sociais e ambientais mais urgentes. 

Tal postura levou a empresa a inaugurar, em julho de 2019, a primeira usina solar fotovoltaica de Sorocaba a contar com estação para carregamento de carros elétricos que utiliza energia limpa. Instalada no Espaço Planeta (Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150), a usina gera, em média, 141.50kWh (Quilowatt-hora) por dia de energia solar. Já a geração de energia anual é estimada em 86.000 kWh, equivalente ao consumo de 30 residências.

Outro case positivo de sustentabilidade da empresa é o empreendimento La Vista Moncayo, que conquistou o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal. Somente obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação têm esse selo. Para obtê-lo, a obra precisou adotar soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção do edifício.


Guilherme Granha, diretor de operações da Planeta

 

A adoção de práticas ecologicamente corretas é fator comum a todos os produtos da Construtora Planeta. Entre as soluções implantadas nos empreendimentos estão: instalação de painéis fotovoltaicos para converter a energia solar em energia elétrica, reduzindo o consumo de energia convencional e contribuindo para o meio ambiente; iluminação das áreas comuns em LED; aquecimento de piscinas com energia solar; captação e reuso de água da chuva para irrigação dos jardins e lavagem das áreas comuns; sistema de fluxo duplo de descarga em todas as bacias sanitárias; bicicletário para incentivo ao deslocamento alternativo e mais saudável; pet gardens que favorecem o convívio com os animais a céu aberto e uma rotina sadia para eles; horta, pomar e área verde generosa.

A Construtora Planeta aderiu, ainda, ao programa “Adote uma Praça”, da Prefeitura de Sorocaba, adotando de maneira voluntária uma praça localizada no entorno do empreendimento La Vista Moncayo. A iniciativa implica na promoção de melhorias significativas e transformadoras, como revitalização da área verde e estruturas como bancos, canteiros centrais e pista de caminhada. O foco foi transformar o local para que fosse devidamente utilizado pela população.

A adoção voluntária visa, ainda, contribuir com o bem-estar da comunidade e também dos moradores do empreendimento, proporcionando mais uma opção de lazer e contato com a natureza. Além disso, corrobora o compromisso socioambiental da empresa, cujo pilar, entre outros, é a sustentabilidade e promoção da saúde e qualidade de vida na região onde está inserida.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.