A palavra “mudança” é capaz de arrepiar os cabelos de qualquer um. O incômodo, a bagunça e as caixas sem fim, de fato, assustam muita gente. Não deveria ser assim, afinal, em muitas ocasiões as mudanças são para novas e melhores fases da vida. A boa notícia é que existem formas de garantir que esse momento seja mais organizado e menos estressante. Basta seguir algumas dicas de mudança.

Se você está com mudança marcada ou pensa em se mudar em um futuro próximo, talvez seja importante salvar este checklist. Mostraremos a seguir como deixar esse momento mais descomplicado e menos caótico. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e garanta uma mudança tranquila!

Planeje-se

O primeiro passo para uma mudança bem-sucedida é não se esquecer do planejamento. Após definir a data de saída do imóvel, marque também o dia para que o caminhão de mudança recolha os seus objetos. Ter as datas corretas e agendadas com antecedência facilita o trabalho. Assim, você consegue planejar as suas tarefas diariamente, sem correr o risco de precisar encaixotar a casa toda um dia antes da mudança.

Organize as caixas

Outra forma de organizar a sua mudança é separar as caixas por cômodos e por morador. Comece reunindo os itens da cozinha e identifique cada fechamento, assim você sabe onde colocar cada coisa na casa nova. Cômodos que reúnem objetos pessoais dos moradores podem ser identificados pelo nome de cada um. Você vai ver que, ao chegar no novo imóvel, até a bagunça estará mais organizada com cada caixa em seu lugar.

Coloque alças nas embalagens

Para facilitar o transporte da sua mudança, uma dica é colocar alças em cada caixa. Você pode fazer isso abrindo espaços nas laterais do papelão de modo a caber as mãos de quem vai carregar. Se achar que o peso da caixa não dará conta, faça alças com a própria fita adesiva, desde que ela seja passada várias vezes em volta da embalagem para dar firmeza.

Jogue fora o que não usa

Se você está protelando há anos o processo de jogar fora as coisas que não servem mais, agora é a hora de se desfazer de tudo. Separe objetos quebrados e sem uso e lhes dê o destino correto, como reciclagem ou doação. Faça o mesmo com roupas que não usa há mais de um ano, bem como livros e brinquedos que já não têm mais serventia. Se preferir levantar um dinheiro extra, pegue o que está em bom estado e organize um bazar. O importante é diminuir o volume das suas coisas e organizar a vida.

Utilize as suas malas de viagem

Sabe as malas de viagem imensas que você armazena nos locais mais escondidos da sua casa? É possível utilizá-las para transportar as suas roupas e sapatos até a casa nova. Além de diminuir o uso das caixas de papel, elas ainda oferecem o benefício das rodinhas, comumente presentes nesse tipo de mala. Aproveite-as para levar roupas de cama ou peças mais pesadas, que têm uso mais esporádico.

Use sacos de lixo

Sabe aqueles sacos de lixo de 50 ou 100 litros? Eles são ótimos aliados na mudança de casa. Além de comportarem uma grande quantidade de objetos, eles são ótimos para colocar naqueles locais em que a mala não entra. Para tirar bastante proveito deles, preencha-os com itens leves e flexíveis, como bichos de pelúcia, cobertores, toalhas de banho e roupas. Você vai ver como sua vida ficará muito mais fácil.

Tire fotos dos cabos elétricos

Quem já precisou transportar computadores, TVs ou outros equipamentos eletrônicos sabe o sufoco que é descobrir de onde é cada cabo na nova casa. Para evitar isso, uma dica é tirar fotos das conexões dos seus aparelhos. Assim, você consegue reunir todos os fios em um único lugar, sem medo de se esquecer de onde vêm. Quando chegar ao imóvel, basta olhar as imagens e identificar os cabos corretos.

Seguir algumas dicas de mudança é essencial para fazer esse momento menos traumático e desesperador. O importante é ser organizado e evitar levar para o imóvel novo coisas que já não lhe interessam mais. Aproveite para pedir ajuda aos amigos e torne esse momento mais divertido!

Agora que você já ficou por dentro das nossas dicas de mudança, aproveite e leia o nosso artigo sobre como organizar a ida para o novo imóvel!