Condomínios sustentáveis: qualidade de vida e conscientização ambiental

Empreendimentos

Sustentabilidade, sustentabilidade, sustentabilidade… Quantas vezes você ouviu ou leu esta palavra em jornais, na TV ou na internet? Difícil dizer, pois foram muitas, não é?

O tema, que evoca debates pelo mundo todo, deixou de ser um mero discurso politicamente correto e se transformou na maior urgência global dos últimos anos. Em tempos nos quais as temperaturas oscilam bruscamente e o número de desastres ambientais – como as queimadas causadas pelo clima seco – aumenta cada vez mais, não nos é mais permitido negligenciar o bom uso de recursos valiosos da natureza. 

Mais do que nunca, as empresas voltaram suas atenções para a sustentabilidade e passaram a adotar práticas efetivas com resultados sólidos, pois enxergaram a urgência do assunto. Se no passado o discurso ecologicamente correto não ultrapassava as salas de reuniões das companhias, hoje ele está presente em todos os departamentos das empresas e mais além: no dia a dia dos colaboradores e clientes, criando cada vez mais multiplicadores de boas práticas ambientais. 

A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, criou objetivos de desenvolvimento sustentável como um apelo global para proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Confira aqui.

A sustentabilidade no canteiro de obras

A construção civil nunca esteve tão empenhada em promover sustentabilidade e qualidade de vida nos empreendimentos. Com o aquecimento global e a escassez de recursos naturais, tornou-se fundamental a implantação de ações concretas em prol do meio ambiente e da preservação da vida, sobretudo em projetos residenciais.

Em Sorocaba, a Construtora Planeta sempre esteve focada em promover a sustentabilidade por meio de seus empreendimentos e ações em prol da comunidade. O zelo e a preocupação com o meio ambiente são reais e genuínos na empresa, que investe em soluções ecologicamente corretas já na fase de obras dos empreendimentos, estendendo-as e as aperfeiçoando posteriormente nos condomínios entregues e habitados, os chamados condomínios sustentáveis.

Condomínios sustentáveis 

A Planeta incentiva e dá subsídios para que seus clientes tenham hábitos saudáveis e ecologicamente corretos por meio de alguns de seus condomínios sustentáveis que contemplam, entre outras soluções, estação de carregamento de carros elétricos; bicicletário; instalação de painéis fotovoltaicos para converter a energia solar em energia elétrica, reduzindo o consumo de energia convencional e contribuindo para o meio ambiente; iluminação das áreas comuns em LED; aquecimento de piscinas com energia solar; captação e reuso de água da chuva para irrigação dos jardins e lavagem das áreas comuns; sistema de fluxo duplo de descarga em todas as bacias sanitárias; torneiras com temporizador nas áreas comuns; bicicletário para incentivo ao deslocamento alternativo e mais saudável; pet gardens que favorecem o convívio com os animais a céu aberto e uma rotina sadia para eles; horta, pomar e área verde generosa.

A construtora investe, ainda, em seus condomínios sustentáveis, elevadores inteligentes cuja tecnologia regenerativa propicia que, em determinados momentos, ao invés de consumir energia, ele gere este recurso ao edifício por meio de sua própria movimentação, devolvendo energia ao empreendimento. Em comparação com elevadores convencionais, a economia de energia pode ser de até 75%. “O nome ‘Planeta’ não nasceu por acaso. Um dos valores da construtora, e também sua missão, é contribuir com o desenvolvimento urbano, gerar emprego, fortalecer a economia e realizar o sonho das famílias sem, contudo, abrir mão de seu compromisso e responsabilidade socioambientais, crescendo de maneira sustentável, consciente, responsável e ordenada em consonância com as questões sociais e ambientais mais urgentes. Para isso, desenvolvemos condomínios sustentáveis e inteligentes, inovando cada vez mais com tecnologias e ações pioneiras”, destaca o presidente da Planeta, Ricardo Guimarães. 

Usina fotovoltaica

Inaugurada em julho de 2019, a usina fotovoltaica da Construtora Planeta está instalada no Espaço Planeta (Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150). A energia solar da usina é gerada por meio de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do estacionamento do Espaço Planeta. Desta forma, além de abrigar os veículos estacionados, protegendo-os das intempéries do tempo, a cobertura ainda contribui com a sustentabilidade.

Para se ter uma ideia dos benefícios desta alternativa, o volume de energia solar gerado pela usina do Espaço Planeta impede que, em um ano, mais de 6,3 toneladas de CO2 sejam lançadas no ar. Equivale ainda a aproximadamente 504,8 árvores cultivadas por ano – uma floresta com cerca de 115.000 m² de área.

Adoção de áreas verdes e praças públicas

A Construtora Planeta aderiu ao programa “Adote uma Praça”, da Prefeitura de Sorocaba, adotando de maneira voluntária praças públicas da cidade. A iniciativa implica na promoção de melhorias significativas e transformadoras, como revitalização da área verde e estruturas como bancos, canteiros centrais e pista de caminhada. O foco é transformar estes locais para que sejam devidamente utilizados pela população.

A adoção voluntária visa, ainda, contribuir com o bem-estar da comunidade e também dos moradores de seus condomínios sustentáveis, proporcionando mais uma opção de lazer e contato com a natureza. Além da adoção de espaços públicos, a Planeta realiza plantio de árvores nos empreendimentos e arredores.

Condomínios sustentáveis: valores para toda a família

É mais fácil educar as crianças para a construção de um mundo melhor quando se está inserido em condomínios sustentáveis. Economizar água e energia, cuidar da natureza e se exercitar será algo comum para os pequenos que poderão, inclusive, ser multiplicadores de tais valores na sociedade.

Construção de um mundo melhor

O termo sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. A palavra sustentabilidade remete ao termo “sustentável”, derivado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar ou cuidar.

De maneira simplificada, ser sustentável é cuidar do que a natureza nos oferece e utilizar seus recursos com zelo e responsabilidade pensando sobretudo no próximo. Forma-se, assim, uma cadeia solidária que poderá garantir a preservação da natureza e de toda a humanidade. Esta postura vai muito além do plantio de árvores ou de fechar a torneira ao escovar os dentes: ela envolve uma mudança drástica de mentalidade.

E você, quais práticas têm adotado para fazer do nosso mundo um lugar melhor? Já pensou nisso? Conscientize-se e seja sustentável, as próximas gerações agradecem!

Esse artigo foi útil pra você? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.