Conheça 12 raças de cachorro que se dão muito bem em apartamentos!

Dicas

Se você mora em um apartamento, provavelmente tem um espaço reduzido e tem que pensar bem antes de ter um animal de estimação, certo? Nem tanto!

É claro que algumas raças tendem a se adaptar melhor do que outras — como aquelas em que o cão é de porte grande e precisa gastar bastante energia, por exemplo.

No entanto, existem diversas raças de cachorro para apartamento que se adaptam melhor em espaços pequenos e que podem viver numa boa com você.

Neste post, você vai conhecer algumas raças desses pets que se dão bem em apartamentos e as suas principais características. Continue a leitura e comece a escolher o seu melhor amigo agora mesmo!

1. Pug

De temperamento carinhoso e bem tranquilo, o pug é uma das raças que se destaca por se adaptar bem em qualquer espaço. Por ser muito apegado aos donos, é considerado um cão de dentro de casa e não se dá muito bem quando tem que dormir em ambientes externos, separado da família.

É um cão de pequeno/médio porte e, por ter o focinho curto, a sua capacidade cardiorrespiratória não é grande. Isso significa que ele não aguenta exercícios muito intensos. Portanto, o seu apartamento tem o tamanho ideal para essa raça.

2. Buldogue francês

Assim como o pug, o buldogue francês também é muito tranquilo e carinhoso com os seus donos. Basta tê-los por perto para estarem satisfeitos, não importando o tamanho da sua casa.

Assim como os pugs, essa raça é braquicéfala (focinho achatado) e são sensíveis quanto ao quesito respiração — exigindo, assim, cuidados especiais com a saúde.

3. Buldogue inglês

O buldogue inglês não é um cão de raça pequena, mas sim média. Ele também tem aspecto corpulento e pode ser um pouco preguiçoso. Porém, o seu tamanho não significa a necessidade de um grande espaço.

O lugar preferido dessa raça é o sofá, de preferência dormindo ou observando o movimento da casa. Assim como o pug e o buldogue francês, a saúde deles é delicada e é preciso ficar de olho constantemente nela.

4. Yorkshire

Se você mora em apartamento ou tem problemas de alergia, o yorkshire pode ser a solução se você quiser um bichinho tranquilo e que não vai provocar sua rinite. Isso ocorre porque o pelo dessa raça tem muita semelhança ao cabelo humano, portanto não irrita a pele, os olhos, nem o nariz.

O yorkshire tem temperamento bastante tranquilo e é fiel e companheiro. São excelentes para ter em apartamento, pois aprendem regrinhas básicas de higiene fácil e são ótimos para passear, já que ficam bastante aconchegados em bolsas de transporte, por exemplo.

5. Lhasa apso

O lhasa apso é uma das raças mais populares quando o assunto é cachorro para apartamento. São dóceis, calmos e excelentes companhias para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

Inteligentes, aprendem rápido e normalmente obedecem bem os comandos do dono. Mas, como possuem pelos compridos, a tosa higiênica precisa ser feita constantemente.

6. Maltês

Pequenos, carinhosos e amistosos com as visitas, os cães da raça maltês são excelentes companhias para pessoas que moram em apartamentos, por se adaptarem muito bem em qualquer espaço.

Seus pelos têm a mesma característica do yorkshire, sendo ótimos para quem tem alergias. O único porém é quanto à saúde dos bichinhos, que é muito frágil e precisa de atenção especial.

7. Spitz alemão ou lulu da pomerânia

O spitz alemão é o companheiro que toda pessoa gostaria de ter. Além de se adaptar em locais pequenos, o lulu também adora andar dentro da bolsinha de transporte: seja em viagens de carro ou em um passeio pelo shopping.

O comportamento do spitz merece atenção especial: por terem tendências possessivas, eles precisam ser adestrados. Caso contrário, podem ter problemas de socialização ou ficar nervosos quando alguém chega perto dos seus donos.

8. Shih-tzu

Mais uma raça muito popular para quem mora em apartamento. Os shih-tzus são dóceis, carinhosos e não precisam de muito espaço para viver felizes.

Porém, assim como o lhasa apso, é preciso realizar a tosa frequentemente, para que os seus pelos não embaracem.

9. Chihuahua

Extremamente pequenos, carinhosos e companheiros: essas são as principais característica dos chihuahuas. E, por isso mesmo, são cães bastante indicados para apartamentos e para quem deseja manter o pet dentro de casa.

Os chihuahuas podem ser bastante ciumentos. Por isso, é preciso ser radical em sua educação, trabalhando com adestramento e sem muitos mimos.

10. Cavalier king charles spaniel

Com um olhar calmo e uma personalidade superdelicada, o cavalier king charles spaniel se adapta facilmente a apartamentos e é um cão ótimo para famílias, já que é carinhoso também com as crianças.

A raça ainda não é muito popular no Brasil. Portanto, pode ser um pouco difícil de encontrá-la, e ela pode ter preços bastante elevados.

11. Schnauzer

O schnauzer se importa apenas com a presença do dono, não fazendo questão de muito espaço disponível.

Inteligente e dócil, é uma raça muito recomendada para apartamentos e também para quem trabalha, pois tem menos chances de sofrer de problemas como ansiedade de separação — algo comum nos cães que têm donos que passam o dia todo fora.

A única ressalva quanto aos cães da raça schnauzer são os latidos. Devem ser adestrados para que não latam muito, pois podem atrapalhar os vizinhos.

12. Cães sem raça definida

Os famosos vira-latas não poderiam ficar de fora dessa lista. Muitas pessoas têm ressalvas quanto aos cães de raça não definida por não saberem de que tamanho vão ficar ou não ter histórico de personalidade.

A questão do tamanho pode ser facilmente resolvida em uma ida ao veterinário: o profissional pode dizer qual o porte do cão e dar uma média de tamanho que ele atingirá na idade adulta.

Quanto ao comportamento, os donos de vira-latas são unânimes: esses cãezinhos só querem amor e retribuem esse sentimento todos os dias, importando-se apenas com a presença do dono e pouco com o tamanho do ambiente em que vivem.

Para escolher um cachorro para apartamento para chamar de seu, basta observar quantas raças se dão bem nesses espaços menores e quais são as suas características mais marcantes.

Assim, você consegue escolher um pet que seja compatível com seu dia a dia e que também não sofra com a falta de espaço.

Gostou deste post? Ajude os seus amigos que querem escolher um cão a encontrarem a raça ideal compartilhando este post nas suas redes sociais!

Conheça nossas possibilidades de Apartamentos na planta em Sorocaba pela Construtora Planeta!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.