Devido à correria do dia a dia, as pessoas estão sempre em busca de soluções que facilitam e deixam a sua vida mais prática. Por isso, a automação residencial deixou de ser algo existente apenas na ficção científica e está cada vez mais presente nos lares brasileiros. Apesar de ser uma tendência que está em busca de consolidação, o apartamento do futuro proporciona vantagens que vão muito além da comodidade.

Pelo fato dos diversos equipamentos presentes nos apartamentos estarem integrados à Internet, com um simples comando feito pelo smartphone é possível controlar as luzes, ligar ou desligar aparelhos eletrônicos e trancar a residência. Com isso, é possível diminuir a conta de energia elétrica e economizar tempo por deixar de fazer pequenas tarefas.

Continue a leitura deste artigo e descubra um pouco mais sobre o conceito das casas inteligentes e quais os benefícios dos apartamentos do futuro. Acompanhe!

Como funciona uma casa inteligente?

De maneira bem simples, uma casa inteligente — também chamada de smart home — é uma residência em que todo elemento que a compõe está conectado à Internet. Desse modo, o morador consegue controlar à distância diversos dispositivos, o que proporciona comodidade e economia.Quando falamos em casa, os apartamentos estão inclusos também.

Por meio dessa integração, é possível programar tarefas domésticas, fazer uma gestão mais eficiente da energia elétrica, ter um controle sobre a segurança de seu lar, controlar a temperatura ambiente, automatizar a irrigação do jardim, entre outras funções.

Apesar desse conceito existir há muitos anos, ele se tornou viável há pouco tempo, principalmente graças ao maior desenvolvimento das redes sem fios e da Internet das Coisas (IoT).

Quais são as vantagens do apartamento do futuro?

Como é possível perceber, a primeira vantagem que um apartamento do futuro proporciona é a comodidade. Caso o morador tenha em seu lar alguns equipamentos conectados à internet, por meio de simples comandos, é possível programar a execução de tarefas cotidianas. Dessa forma, economiza tempo que poderá ser utilizado em diversas atividades profissionais ou pessoais.

Outro benefício proporcionado pelas smart home é a segurança. Ao instalar fechaduras eletrônicas, sistema de monitoramento à distância e alertas em tempo real, é possível ter maior controle do que acontece em seu lar. Assim, não será mais preciso estar presente para acompanhar a realização de serviços profissionais, além de saber o que os filhos estão fazendo.

A automatização residencial também proporciona maior economia de energia elétrica. Além de possibilitar um controle à distância da iluminação, com o uso de tomadas inteligentes é possível desligar os equipamentos pelos comandos do aplicativo. Assim, o morador consegue programar que todos eles se desliguem quando ele não estiver no apartamento ou durante um determinado período.

Quais são as principais tecnologias?

Ficou interessado nesses benefícios e pretende implementar algumas tecnologias em sua residência? Separamos uma lista com algumas delas para servir de inspiração. Veja!

Fechaduras biométricas

Ideais para quem tem problema de esquecer as chaves, essas fechaduras inteligentes utilizam o escaneamento da impressão digital para permitir o acesso à residência. Por isso, seu sistema é bastante eficiente — sendo impossível burlá-lo, ele proporciona maior proteção contra invasões.

Pelo fato de o equipamento ter conexão wi-fi, é possível liberar a entrada de uma pessoa à distância, além de determinar períodos em que funcionários possam entrar no apartamento. Há também maior controle sobre quem entra e sai do imóvel, pois ela envia essa informação para seu celular em forma de relatório.

Tomadas USB

Já ouviu falar que o USB é o futuro da eletricidade? Pois bem, as tomadas com esse plugue são uma tecnologia para ficar de olho. Afinal, a praticidade de renovar a carga de aparelhos smartphone sem a necessidade de carregadores não tem igual!

Além disso, proporciona economia e eficiência — como ela carrega a bateria em 1,5A, esse processo se torna muito mais rápido. Para você ter uma ideia, o carregador comum dos celulares conduzem até 1A.

Controle da iluminação

O controle da iluminação pelo celular é outra aplicação bastante comum nos apartamentos do futuro. Por meio desse sistema, o usuário tem maior liberdade sobre a forma como o local será iluminado: ele controla a intensidade e a tonalidade da luz. Outra vantagem é a possibilidade de acendê-las de qualquer lugar — o que permite o acionamento durante uma viagem, por exemplo.

Além disso, é possível criar padrões predeterminados. Dessa forma, sempre que o morador estiver em sua sala assistindo a um filme, com um simples comando, é possível que ele utilize a iluminação de forma que ela não ofusque o brilho da TV.

Eletrodomésticos mais inteligentes

A praticidade é, sem dúvida, a maior vantagem da smart home — sendo possibilitada, principalmente, pelos eletrodomésticos inteligentes. Caso esses aparelhos estejam conectados à Internet, é possível acioná-los de qualquer lugar pelo celular. Assim, desde que se deixe tudo preparado no dia anterior, o usuário pode ligar sua cafeteira ainda na cama, sem a necessidade de ir até à cozinha.

Outra possibilidade é conectá-los à rede elétrica por meio das tomadas inteligentes. Esse equipamento é bastante útil para economizar energia, pois ele os desliga quando não estão sendo utilizados ou em períodos predeterminados.

Piso térmico

Para proporcionar mais conforto a um apartamento, principalmente durante as estações mais frias, é possível fazer com que os pisos do imóvel sejam aquecidos. Essa solução normalmente é utilizada nos banheiros e seu princípio é simples: utilizar um equipamento elétrico que permita o controle da temperatura do assoalho por meio de um termostato.

Caso esse aparelho esteja conectado à Internet, é possível fazer todos os ajustes utilizando o celular. A grande vantagem dessa solução é proporcionar um aquecimento uniforme em toda a residência, pois, como o ar quente é mais leve que o frio, ele sobe e, assim, aumenta o conforto térmico.

Controle remoto da temperatura ambiente

Uma das possibilidades da automação residencial é o controle da temperatura ambiente. Por meio de comandos pré-programados, é possível determinar o momento em que os climatizadores funcionarão. Assim, ao chegar em casa, o morador usufrui do melhor conforto térmico.

Dessa forma, é possível economizar, pois com a automação diminuem as chances de que um ar-condicionado funcione em um cômodo vazio ou o usuário esquecer o aparelho ligado. Além disso, esse sistema deixa residência mais sustentável, pois reduz o consumo de energia elétrica.

Como é possível perceber, o apartamento do futuro já é uma realidade, pois muitas dessas tecnologias já estão presentes nos lares brasileiros. Além disso, muitas empresas já se adaptaram a essa tendência, uma vez que seus empreendimentos são preparados para funcionar em conjunto com a automação residencial.

Caso você queira saber um pouco sobre o mercado imobiliário, que tal aprender como reconhecer um projeto arquitetônico de qualidade?