Apartamento alto padrão novo ou usado: qual comprar?

Diferenciais

Durante a busca por um imóvel para comprar em Sorocaba, é comum surgir a dúvida se é melhor comprar um apartamento novo ou apartamento usado. E quando se trata de apartamento alto padrão é preciso ainda mais cuidado, pois envolve um alto valor de investimento. 

Neste artigo falaremos sobre as vantagens de um apartamento alto padrão novo ou usado, e ainda daremos dicas sobre o que avaliar antes de fechar negócio. 

Como é um apartamento alto padrão em Sorocaba?

Em Sorocaba, um apartamento alto padrão tem como principal característica a sua localização estratégica. Ou seja, seu endereço é em bairro nobre, com boa infraestrutura e próximo de serviços essenciais e opções de lazer. A facilidade de acesso a pontos importantes da cidade também é outra característica. 

Como já comentamos, o apartamento alto padrão pode ser compacto ou amplo. Mas, em Sorocaba, é comum que tenha uma metragem maior, em comparação com imóveis de médio ou baixo padrão. Na Construtora Planeta, por exemplo, temos apartamentos de 127m² a 366m². 

Outro ponto importante é sobre as áreas de lazer no condomínio. Há residenciais que são como um clube, equipados com piscinas, quadras esportivas, salão de festas, pet garden e outros ambientes. 

No quesito facilities e comodidades, o edifício com apartamentos alto padrão pode ter open market (mini mercado), coworking, lavanderia compartilhada e espaço exclusivo para entregas delivery. 

Um exemplo clássico de apartamento alto padrão em Sorocaba é do Edifício Dijon. Com metragem de 314m² a 366m², tem até quatro suítes e terraço gourmet, perfeito para momentos de lazer em família ou com amigos. 

E para arrematar, a sua localização: está na rua Antônio Perez Hernandez, no Campolim. Bairro da zona sul de Sorocaba, é um dos mais desejados para morar, devido ao seu constante desenvolvimento e infraestrutura. 

+Leia mais: Conheça tudo sobre o bairro Campolim

As vantagens de um apartamento alto padrão novo

O principal benefício de um apartamento alto padrão novo é o fato dele ter uma arquitetura mais alinhada com as tendências e necessidades do momento. Uma delas é a integração dos ambientes, que valoriza a iluminação e ventilação naturais, além de aproveitar ao máximo a metragem e dar a sensação de maior amplitude. 

Com a planta inteligente, tem melhor configuração dos cômodos e mais flexibilidade para alteração dessas áreas. Ou seja, o apartamento alto padrão já é projetado de forma a dar a possibilidade de remover ou acrescentar um cômodo sem grandes problemas. 

Essa personalização da planta, aliás, pode ser feita ainda quando o empreendimento está em construção. Nós da Construtora Planeta oferecemos o serviço “Personaliza Planeta”, em que os clientes podem escolher revestimentos, acabamentos ou alterar alguns cômodos do imóvel de acordo com as especificidades do projeto. 

O diferencial permite aos clientes terem um apartamento alto padrão único, atendendo às suas necessidades e gosto pessoal. Além disso, gera economia e menos dor de cabeça com eventuais reformas complexas após a entrega das chaves. 

Falando em reformas, um apartamento alto padrão já vem com a infraestrutura preparada para a instalação de ar-condicionado e, em alguns casos, de coifa e banheira. Sendo assim, após a entrega do imóvel, é só instalar os aparelhos e aproveitar! Vale destacar que esses itens são padrão nas entregas da Construtora Planeta.

Importante ressaltar também os itens de lazer no condomínio, que apresenta variadas opções e, por ainda não terem muito tempo de uso, estão em ótimas condições para serem apreciadas.

As vantagens de um apartamento alto padrão usado

O quesito preço é uma vantagem relevante de um apartamento alto padrão usado em Sorocaba. Isso porque pode ser encontrado por um valor mais atrativo e ter maior flexibilidade de negociação com o proprietário, principalmente se ele tiver urgência em vender o imóvel.

Outro ponto é com relação ao tamanho. Imóveis antigos costumavam ser maiores, enquanto os atuais têm sido projetados com metragens compactas. Mas isso não é uma regra. Como já mencionamos, no portfólio da Construtora Planeta há apartamentos de alto padrão de 127m² até 366m². 

Fazendo as contas: qual imóvel comprar?

No momento decidir se é melhor comprar um apartamento alto padrão novo ou usado, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Potencial de valorização: um imóvel novo tem maior potencial de valorização por ser um projeto atual, com infraestrutura nova, planta inteligente e ter um condomínio com comodidades, segurança e áreas de lazer alinhadas com as tendências de moradia.
  • Condição do imóvel: mesmo que o apartamento usado tenha um preço menor, avalie se o mesmo está em boas condições e não necessita de grandes reformas, principalmente nas partes elétrica e hidráulica, que podem gerar altos custos.
  • Documentação: sempre tenha cuidado com relação à documentação de qualquer imóvel usado, pois isso pode gerar problemas no momento da compra e financiamento. A Certidão de Ônus Reais do Imóvel, por exemplo, informa se há alguma pendência judicial, hipoteca e penhor, fatores que podem impossibilitar a venda do apartamento.
  • Financiamento: Avalie o que cabe no bolso. É comum que o apartamento alto padrão ainda na planta tenha valor mais atrativo do que um já finalizado. E ainda assim, é possível conseguir uma boa negociação direto com a construtora, que pode parcelar o valor da entrada, por exemplo.
  • Pesquise sobre o histórico da construtora: converse com clientes ou faça pesquisas na internet sobre a construtora do apartamento, seja ele novo ou usado. Verifique se há reclamações sobre prazos de entregas ou então da qualidade estrutural e de acabamentos do imóvel.

Com essas informações em mãos, ficará mais fácil de você avaliar se deve comprar um apartamento alto padrão novo ou usado. Mas se você ainda tem dúvidas, faça visitas minuciosas aos apartamentos, inclusive aos decorados que ficam em showrooms das construtoras, para ter uma breve experiência de como será viver no imóvel.

Gostou do artigo? Comente conosco o que achou e continue navegando pelo nosso blog repleto de dicas, novidades e orientações para a hora de comprar seu apartamento.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.